Políticas educacionais brasileiras e as incompatibilidades de leis entre os entes federados: observações sobre as metas do Plano Nacional de Educação (PNE ) e a formação e(m) tempo integral

Autores

  • Claudecir dos Santos Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n37.3670

Palavras-chave:

Políticas educacionais, leis, Ensino integral.

Resumo

O sentimento de que estamos vivendo um momento impar na história do Brasil exige prudência na criação de leis que originarão políticas educacionais para este país. Os sonhos do Brasil para a educação e as metas a serem atingidas nas próximas décadas dependem da inteligência dessas leis. Os desafios educacionais, presentes e futuros, se relacionam com elas, por isso, também, dependem delas para serem enfrentados com coerência e sabedoria. Diante disso, a intenção desse artigo é trazer à baila importantes questões acerca de políticas educacionais brasileiras e as incompatibilidades de leis entre os entes federados. Para tanto, as análises se concentram nas metas do PNE 2011-2020, em especial, na formação e(m) tempo integral e na universalização do ensino. Palavras chaves: Políticas educacionais; leis; PNE; Ensino integral.

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Biografia do Autor

Claudecir dos Santos, Unochapecó

Graduado em Filosofia, especialista em Ética e Filosofia Política, Mestre em Educação e Doutorando em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS - RS. Atualmente, é professor no Ensino Superior da Unochapecó e no Ensino Médio Inovador da Rede Pública estadual de Santa Catarina. Contato: claudecirs@unochapeco.edu.br F: (49) 91124670

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Publicado

08.06.2015

Como Citar

SANTOS, Claudecir dos. Políticas educacionais brasileiras e as incompatibilidades de leis entre os entes federados: observações sobre as metas do Plano Nacional de Educação (PNE ) e a formação e(m) tempo integral. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 37, p. 127–142, 2015. DOI: 10.5585/eccos.n37.3670. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3670. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Plano Nacional de Educação (PNE) e a educação infantil