Educação Integral, formação de educadores e universidade: desafios e possibilidades

Autores

  • Orlandil Lima Moreira Universidade Federal da Paraíba
  • Alexandre Magno Tavares Silva Universidade Federal da Paraiba
  • Maria Margareth Lima Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n38.3673

Palavras-chave:

- Educação Integral, Escola Pública, Formação de educadores

Resumo

O debate em torno da Educação Pública brasileira vem, nos últimos anos incluindo novos personagens, cenários, inquietações, como também aspectos teórico-metodológicos. Trata-se da Educação Integral, ora em processo de implantação através do Programa Mais Educação. O presente artigo integra o debate sobre a formação de educadores que se desenvolvido pela Universidade Federal da Paraíba, através do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos. Têm como fonte principal os cursos, seminários, pesquisas e discussões junto aos/as professores/as e o Comitê metropolitano de educação integral que envolve as cidades de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita e Cabedelo. O artigo tem como objetivo desenvolver uma reflexão sobre as práticas de educação integral que vem sendo desenvolvidas nas escolas públicas, tendo como foco de análise as experiências de formação de educadores/as impulsionadas pelas universidades junto ao Programa Mais Educação, os impasses e desafios dessa política indutora da educação integral desenvolvida nas escolas da região metropolitana de João Pessoa/PB.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Orlandil Lima Moreira, Universidade Federal da Paraíba

Sociólogo, Dr. em Ciências Sociais pela PUC/SP, professor do Centrode Educação no Departamento de Metodologia da Educação e do Programa de pós-graduação em Educação da UFPB na linha de pesquisa em Educação Popular.

Alexandre Magno Tavares Silva, Universidade Federal da Paraiba

Antropólogo, Dr. em Ciências da Educação pela Johann Wolfgang Goethe Universitat/Alemanha. Professor do Centro de Educação/Departamento de Metodologia da Educação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Desenvolve estudos em Pedagogia Social com o tema Processos Participativos de Produção de Saberes, com pesquisa sobre Saberes Populares da Capoeira no Programa Mais Educação: contribuições para o Protagonismo infanto-juvenil no espaço escolar".

Maria Margareth Lima, Universidade Federal da Paraíba

Licenciada em Educação Artística, mestre em Educação pela Universidade Federal do rio Grande do Norte (UFRN), professora do Centro de Educação da UFPB no Departamento de Metodologia da Educação/DME. Estuda e atua articulando os seguintes temas: arte/educação, educação estético-artística e visualidade, educação integral e direitos humanos.

Downloads

Publicado

17.11.2015

Como Citar

MOREIRA, Orlandil Lima; SILVA, Alexandre Magno Tavares; LIMA, Maria Margareth. Educação Integral, formação de educadores e universidade: desafios e possibilidades. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 38, p. 145–160, 2015. DOI: 10.5585/eccos.n38.3673. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3673. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos