Gestão do processo de reorientação curricular na Rede Municipal de Ensino de Dourados (2001 a 2008)

Autores

  • Eliane Souza de Carvalho Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Lindamir Cardoso Vieira de Oliveira Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n40.3692

Palavras-chave:

Gestão de sistemas educativos. Gestão curricular. Gestão democrática.

Resumo

Esse artigo apresenta a gestão da reorientação curricular ocorrida no município de Dourados (MS) no período de 2001 a 2008, procurando descrever a proposta oficial do processo de reorientação curricular e identificar os entraves e facilitadores na materialização da gestão. A investigação foi desenvolvida numa perspectiva qualitativa, por meiode observação, pesquisa bibliográfica, um corpus documental e entrevistas com diretores, coordenadores e professores de quatro escolas que vivenciaram o processo. Os resultados evidenciaram que não houve uma participação efetiva nos momentos de concepção nem na definição das estratégias de implementação e/ou avaliação da proposta. No que diz respeito ao desenvolvimento e/ou reforço da autonomia através da gestão, esta ficou comprometida, pois não houve ampla consulta sobre a alternativa metodológica implantada. Permaneceram inalteradas as relações de poder dentro e fora da escola. Os resultados confirmam a complexidade na concretização da gestão democrática no contexto da administração pública municipal.

 

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Biografia do Autor

Eliane Souza de Carvalho, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação. Editora na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Dourados, MS – Brasil.

Lindamir Cardoso Vieira de Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Educação. Professora aposentada na Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS – Brasil.

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Publicado

17.06.2016

Como Citar

CARVALHO, Eliane Souza de; OLIVEIRA, Lindamir Cardoso Vieira de. Gestão do processo de reorientação curricular na Rede Municipal de Ensino de Dourados (2001 a 2008). EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 40, p. 49–65, 2016. DOI: 10.5585/eccos.n40.3692. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3692. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos