Comunidade aprendente: a escola como locus de formação e desenvolvimento do professor

Autores

  • Ana Maria Vellenich Universidade de Taubaté/SP
  • Adriano Ferreira PUC-Campinas
  • Nilsen Marcondes Universidade de Taubaté/SP
  • Maria Castro Universidade de Taubaté, SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n42.3942

Palavras-chave:

Contexto Escolar, Comunidade Aprendente, Formação, Autonomia, Qualidade.

Resumo

São pacíficas as opiniões a respeito do importante papel que a educação e a escola têm na formação de uma nação. No entanto, no Brasil, há muitos anos, a educação escolar vem enfrentando diferentes problemas afetos diretamente a sua qualidade. Nesta direção, esta revisão crítica de literatura propõe refletir sobre a instituição escolar como sistema de relações, com evidentes características interativas. Os conceitos e ideias de alguns autores estudados nesta reflexão teórica evidenciam a possibilidade de formação docente por meio de ações presentes na própria escola. Conclui-se que a prática reflexiva e as estratégias de ação compartilhadas, se bem conduzidas, transformam a escola numa comunidade aprendente, o que poderá contribuir para a autonomia e o aperfeiçoamento profissional dos agentes envolvidos, bem como possibilitar transformações em nível institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Vellenich, Universidade de Taubaté/SP

Psicóloga, mestranda do Programa Acadêmico e Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais da Universidade de Taubaté/SP. Atua como psicóloga escolar e educacional na Prefeitura Municipal de Lorena/SP. E-mail: anavellenich@hotmail.com

Adriano Ferreira, PUC-Campinas

Psicólogo, mestrando do Programa Acadêmico e Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais da Universidade de Taubaté/SP. Atua como professor no programa de especialização em Desenvolvimento do Potencial Humano nas Organizações, na PUC-Campinas, na cidade de Campinas/SP. Atua também como consultor na implementação e desenvolvimento de programas de aprendizagem mediada por tecnologia na Mentor Tecnologia, em São José dos Campos/SP. E-mail: adriano.marcius705@gmail.com

Nilsen Marcondes, Universidade de Taubaté/SP

Assistente Social, mestranda do Programa Acadêmico e Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais da Universidade de Taubaté/SP. Atua como assistente social na Prefeitura Municipal de São José dos Campos /SP. E-mail: nilsenmarcondes@gmail.com

Maria Castro, Universidade de Taubaté, SP

Pedagoga, Pós-Doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP. Atua como Docente do Programa Acadêmico e Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais da Universidade de Taubaté/SP. E-mail: nenacdiniz@gmail.com

Downloads

Publicado

06.02.2017

Como Citar

VELLENICH, Ana Maria; FERREIRA, Adriano; MARCONDES, Nilsen; CASTRO, Maria. Comunidade aprendente: a escola como locus de formação e desenvolvimento do professor. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 42, p. 161–176, 2017. DOI: 10.5585/eccos.n42.3942. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3942. Acesso em: 28 mar. 2024.