Juventudes e educação sociocomunitária: roteiros de investigação
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n32.4080Palavras-chave:
educação sociocomunitária, juventude, Região Metropolitana de Campinas, sociologia da juventudeResumo
Apresento ideias orientadoras da pesquisa sobre a participação das juventudes nas práticas educacionais sociocomunitárias, destacando os municípios de Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa e Sumaré, pertencentes à Região Metropolitana de Campinas. Entre estas ideias, no que se referem à juventude, os conceitos de moratória social, geração e moratória vital de Margulis e Urresti. Ainda sobre a juventude, a concepção dialética das juventudes modernas e contemporâneas, que foca o caráter histórico, coletivo, múltiplo e conflituoso delas. Definida a educação sociocomunitária como intervenções educacionais que buscam mobilizar comunidades para promover transformações sociais mais globais, são propostas hipóteses a guiar tal pesquisa, que destacam os limites destas intervenções nas escolas de ensino médio e as contradições dos projetos e ações “fora da escola”. Entre estas contradições, a concepção de que os jovens são um “perigo” social e o caráter quase compulsório do trabalho “voluntário” para estes mesmos jovens.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
07.05.2014
Como Citar
GROPPO, Luís Antonio. Juventudes e educação sociocomunitária: roteiros de investigação. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 32, p. 51–66, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n32.4080. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/4080. Acesso em: 11 nov. 2025.
Edição
Seção
Dossiê Temático - Educação, juventude e contestação social
Visualizações
- Resumo 385
- PDF 305

