Políticas educacionais para a formação docente na educação básica

Autores

  • Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n40.4087

Palavras-chave:

Políticas educacionais. Gestão municipal. Formação de professores

Resumo

A evolução histórica da educação escolar pode ser dimensionada por meio de séries estatísticas e outros dados de natureza quantitativa desde que os diversos fatores que influenciaram nos resultados sejam analisados sob a perspectiva crítica. Isto implica na compreensão de que os acontecimentos singulares estão inter-relacionados com o contexto histórico macro. Foi esta perspectiva que permeou a realização da pesquisa que resultou no presente artigo e cujo objeto de investigação foram as políticas educacionais da Secretaria Municipal de Educação do município de Santarém (PA), no que concerne à formação de professores. O período abrangido (2003-2010) deveuse à implementação de ações diferenciadas e inovadoras no setor educacional a partirda aprovação da nova LDB, Lei n.º 9.394/96. Destacamos que a política educacional expressa os diferentes graus de entendimento do papel do poder público diante das efetivas demandas sociais.

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Biografia do Autor

Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutora em Educação. Diretora da ANPAE Seção Pará. Professora do PPGE da Universidade Federal de Rondonia e do Instituto de Ciências da Educação da UFOPA.

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Publicado

17.06.2016

Como Citar

IMBIRIBA SOUSA COLARES, Maria Lilia. Políticas educacionais para a formação docente na educação básica. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 40, p. 67–82, 2016. DOI: 10.5585/eccos.n40.4087. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/4087. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos