Jovens, tempo e história: leituras de um caleidoscópio

Autores

  • Astrogildo Fernandes Silva Júnior Universidade Federal de Uberlândia
  • Selva Guimarães Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n32.4223

Palavras-chave:

Educação, Juventude, Ensino de História

Resumo

Este texto tem como objetivos apresentar resultados de uma investigação com o objetivo de compreender como os jovens estudantes se relacionam com o tempo; e o que pensam em relação à História e ao ensino de História. A pesquisa foi realizada com jovens estudantes do nono ano do ensino fundamental de escolas públicas da rede municipal e estadual em Minas Gerais, Brasil. Trata-se de uma pesquisa educacional de inspiração etnográfica que utilizou vários procedimentos: observação participante das aulas e do cotidiano escolar, questionários e entrevistas orais. Concluiu-se que, para os jovens investigados, em relação ao tempo o presente é para ser vivido, o futuro é incerto, e o passado é importante refletir sobre o presente. A maioria se interessa pela História e possui uma visão positiva no tocante ao ensino de História em suas vidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Astrogildo Fernandes Silva Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorando em Educação, professor de História na Educação Básica em escolas no meio rural de Araguari, MG.

Selva Guimarães, Universidade Federal de Uberlândia

Pós Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

07.05.2014

Como Citar

SILVA JÚNIOR, Astrogildo Fernandes; GUIMARÃES, Selva. Jovens, tempo e história: leituras de um caleidoscópio. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 32, p. 17–32, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n32.4223. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/4223. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Educação, juventude e contestação social