Juventude e contemporaneidade: vínculos complexos e futuro incerto

Autores

  • Maria do Horto Salles Tiellet Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Maria da Penha Fornanciari Antunes Universidade do Estado de Mato Grosso
  • José Ferreira da Costa universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n32.4260

Palavras-chave:

juventude, fronteira, políticas públicas

Resumo

Neste artigo apresentam-se os campos da educação, do emprego/renda e da violência que compõem os desenhos fractais da realidade complexa dos jovens da cidade de Cáceres/MT, município localizado na fronteira com a República da Bolívia. A faixa etária de 15 a 24 anos é o recorte populacional da pesquisa quanti-qualitativa, cujo aspecto quantitativo diz respeito à utilização de diferentes bancos de dados que compõem os fractais irregulares da realidade cacerense, em que têm destaque a desigualdade social, os baixos índices de violência, a localização geográfica do município, como pontos complexos e fragmentados a serem desvendados. A cidade de Cáceres permite paradoxos que precisam ser mais bem estudados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Horto Salles Tiellet, Universidade do Estado de Mato Grosso

Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras Imaculada Conceição/RS, doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/RS. Professora de Filosofia da Educação na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

Maria da Penha Fornanciari Antunes, Universidade do Estado de Mato Grosso

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso, mestrado em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Professora na Universidade de Mato Grosso.

José Ferreira da Costa, universidade do Estado de Mato Grosso

Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor de Filosofia pela Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT.

Downloads

Publicado

07.05.2014

Como Citar

TIELLET, Maria do Horto Salles; ANTUNES, Maria da Penha Fornanciari; COSTA, José Ferreira da. Juventude e contemporaneidade: vínculos complexos e futuro incerto. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 32, p. 103–118, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n32.4260. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/4260. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Educação, juventude e contestação social