O jovem e a violência: perspectivas de educação dual
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n32.4313Palavras-chave:
Mídia. Violência. Escola. Agenda. Dualismo educacional.Resumo
O texto parte da premissa que a mídia se constitui – progressivamente na sociedade atual -, em responsável pela construção e circulação de um conjunto de imagens, códigos e informações, exercendo protagonismo como formadora de opinião. Assim, o texto apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o impacto da mídia na construção da agenda educacional, especificamente no que concerne as ações para o trato com a violência jovem no ambiente escolar. Parte de uma pesquisa qualiquantitativa, ancorada na análise de conteúdo sobre 154 produtos midiáticos, veiculados nos três maiores semanários brasileiros de circulação nacional: Veja, Isto É e Época, no recorte temporal de 2001 a 2011, sendo que a partir do exame dos produtos midiáticos foram estabelecidas leituras sobre as representações da violência na/da escola e as diferentes ações empenhadas para o combate a essa violência envolvendo, especificamente, distintas perspectivas de educação para distintos grupos de jovens, tangenciando assim, o dualismo educacional. Como conclusão, as opiniões formadas pela mídia merecem uma ponderação circunstanciada pela crítica levando, no caso em tela, a reflexões sobre a violência no ambiente escolar em contextos de educação dual.Downloads
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