O jovem e a violência: perspectivas de educação dual

Autores

  • Rosimar Serena Siqueira Esquinsani Universidade de Passo Fundo
  • Valdocir Antonio Esquinsani Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n32.4313

Palavras-chave:

Mídia. Violência. Escola. Agenda. Dualismo educacional.

Resumo

O texto parte da premissa que a mídia se constitui – progressivamente na sociedade atual -, em responsável pela construção e circulação de um conjunto de imagens, códigos e informações, exercendo protagonismo como formadora de opinião. Assim, o texto apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o impacto da mídia na construção da agenda educacional, especificamente no que concerne as ações para o trato com a violência jovem no ambiente escolar. Parte de uma pesquisa qualiquantitativa, ancorada na análise de conteúdo sobre 154 produtos midiáticos, veiculados nos três maiores semanários brasileiros de circulação nacional: Veja, Isto É e Época, no recorte temporal de 2001 a 2011, sendo que a partir do exame dos produtos midiáticos foram estabelecidas leituras sobre as representações da violência na/da escola e as diferentes ações empenhadas para o combate a essa violência envolvendo, especificamente, distintas perspectivas de educação para distintos grupos de jovens, tangenciando assim, o dualismo educacional. Como conclusão, as opiniões formadas pela mídia merecem uma ponderação circunstanciada pela crítica levando, no caso em tela, a reflexões sobre a violência no ambiente escolar em contextos de educação dual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo/UPF. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq.

Valdocir Antonio Esquinsani, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Letras. Professor e pesquisador da Universidade de Passo Fundo/UPF.

Downloads

Publicado

07.05.2014

Como Citar

ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira; ESQUINSANI, Valdocir Antonio. O jovem e a violência: perspectivas de educação dual. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 32, p. 85–101, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n32.4313. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/4313. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Educação, juventude e contestação social