Lugares, tempos e saberes em história da educação nas instituições de formação de professores no Brasil

Autores

  • Décio Gatti Júnior PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v7i2.445

Palavras-chave:

Disciplina. Educação. Formação. Instituições. Professores.

Resumo

Trata-se de comunicação de um estudo que analisa concepções de educação, de formação, de instituições e de disciplinas escolares presentes nos textos de autores brasileiros e estrangeiros, reconhecidos no campo da História da Educação, e que arrola aspectos institucionalizados e elementos organizadores da escola que permitem compreender as principais categorias de análise que compõem as investigações histórico-educacionais contemporâneas sobre as instituições escolares. Essas incursões teórico-metodológicas preliminares subsidiam a análise do processo de constituição e transformação das instituições escolares brasileiras dedicadas à formação de professores, em nível ginasial, secundário e superior, durante os séculos XIX e XX. Para garantir a exatidão das informações, fez-se o exame do histórico básico dessas instituições, da legislação que as organizava e dos saberes que disseminava, analisando-se o itinerário percorrido pela disciplina História da Educação nos cursos de formação de professores oferecidos no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Décio Gatti Júnior, PUC-SP

Doutor em Educação – PUCSP;Professor na pós-graduação – UFU; Editor -Cadernos de História da Educação/Educação e Filosofia.

Downloads

Publicado

07.02.2008

Como Citar

JÚNIOR, Décio Gatti. Lugares, tempos e saberes em história da educação nas instituições de formação de professores no Brasil. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 369–395, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v7i2.445. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/445. Acesso em: 19 abr. 2024.