Banco Mundial, políticas públicas e atendimento educacional à primeira infância no Brasil

Autores

  • Beatriz Aparecida da Costa Universidades Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n35.4652

Palavras-chave:

Banco Mundial, Financiamento Educacional, Educação Infantil, Parceria público-privado.

Resumo

O presente artigo tem como base um estudo sobre as condições de atendimento do Programa Pró-Creche, que se apresenta como uma parceria entre o poder público e instituições particulares para o atendimento de alunos de 0 a 3 anos que não encontram vaga na rede municipal de ensino. A pesquisa utiliza-se da abordagem qualitativa e da metodologia de estudo de caso. O intuito deste artigo é elaborar reflexões acerca das possíveis influências do Banco Mundial nas políticas públicas brasileiras de financiamento e de atendimento educacional à primeira infância, analisando como o Programa Pró-Creche segue as indicações desse organismo. Consideramos que, ao influenciarem as políticas públicas brasileiras, as recomendações do Banco Mundial levaram à desvalorização e privatização da Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Beatriz Aparecida da Costa, Universidades Estadual Paulista

Titulação: Pedagoga e Mestranda em Educação Departamento: Educação. Área de pesquisa: Politica Educacional, Parceria

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Publicado

12.12.2014

Como Citar

COSTA, Beatriz Aparecida da. Banco Mundial, políticas públicas e atendimento educacional à primeira infância no Brasil. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 35, p. 141–156, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n35.4652. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/4652. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos