Banco Mundial, políticas públicas e atendimento educacional à primeira infância no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n35.4652Palavras-chave:
Banco Mundial, Financiamento Educacional, Educação Infantil, Parceria público-privado.Resumo
O presente artigo tem como base um estudo sobre as condições de atendimento do Programa Pró-Creche, que se apresenta como uma parceria entre o poder público e instituições particulares para o atendimento de alunos de 0 a 3 anos que não encontram vaga na rede municipal de ensino. A pesquisa utiliza-se da abordagem qualitativa e da metodologia de estudo de caso. O intuito deste artigo é elaborar reflexões acerca das possíveis influências do Banco Mundial nas políticas públicas brasileiras de financiamento e de atendimento educacional à primeira infância, analisando como o Programa Pró-Creche segue as indicações desse organismo. Consideramos que, ao influenciarem as políticas públicas brasileiras, as recomendações do Banco Mundial levaram à desvalorização e privatização da Educação Infantil.Downloads
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