Contribuições acerca das políticas públicas em educação

Autores

  • Carlos Roberto da Silva Machado DECC-Furg, Rio Grande – RS

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v8i1.466

Palavras-chave:

Educação. Emergente. Estado. Gestão e paradigma. Política.

Resumo

A democracia local e global, enquanto processo sem fim e de alta intensidade como produção dos humanos autogeridos em suas relações com a natureza, é a utopia da produção política e teórica do autor. O conceito de produção é utilizado, de acordo com Lefèbvre (1973, 1991), num sentido mais amplo de geração de conhecimento, das relações, da sociedade, da produção material, de obras, das idéias, que é diferente de seu sentido mais restrito de produção de bens materiais, de coisas, de produtos. Tendo tal concepção como pano de fundo, neste trabalho, apresentamos e discutimos os conceitos de Estado, política e “Estado em ação”, relacionando-os com os paradigmas societários e epistemológicos (SANTOS, 1999) utilizados na análise das políticas públicas e da gestão da educação.

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Publicado

07.02.2008

Como Citar

MACHADO, Carlos Roberto da Silva. Contribuições acerca das políticas públicas em educação. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 213–232, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v8i1.466. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/466. Acesso em: 18 abr. 2024.