Rede de formação de professores da educação básica: análise dos princípios organizacionais em cursos de pós-graduação stricto sensu

Autores

  • Graziela Fatima Giacomazzo Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n37.5437

Palavras-chave:

Plano Nacional de Educação. Formação de Professores. Ciência Modo 2. Mestrado Profissional.

Resumo

O artigo pauta-se em um estudo realizado no contexto da Pós-Graduação (stricto sensu), semipresencial, tendo como cenário investigativo o programa PROFMAT – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. O Programa vai ao encontro da Meta 16 do Plano Nacional de Educação (PNE), que coloca como um dos objetivos nacionais para o decênio 2014-2024 formar cinquenta por cento dos professores da educação básica em nível de pós-graduação lato e stricto sensu e garantir a todos a formação continuada em sua área de atuação. O aporte teórico analítico refere-se aos conceitos sobre os novos modos de produção do conhecimento, denominado Modo 2, considerando-se que há alinhamentos com a natureza do Mestrado Profissional. Apresentam-se assim as análises decorrentes da documentação do programa, cujo objetivo era identificar em que registros escritos e publicados as afirmativas e os compromissos firmados traduzem os seguintes princípios no Modo 2: Princípio da Aplicabilidade e Princípio da Heterogeneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziela Fatima Giacomazzo, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), especialização em Psicologia Escolar pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação e Cultura Digital - CNPq/UNESC, membro do Grupo de Pesquisa Inovação e Avaliação na Universidade CNPq/UFRGS/PPGEDU FACED e do Grupo de Pesquisa Educação a Distância na Graduação - CNPq/UNESC. É Docente na Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciência e Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) desde 2000 - Graduação e Pós-Graduação Sricto Sensu, Assessora Pedagógica no Setor de Educação a Distância desde 2001. Integra o Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos Cursos de Pedagogia, Licenciatura em Física e Tecnologia em Gestão Comercial (EaD). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e Tecnologias. Contextos Educativos Digitais. Educação a Distância. Conhecimento, Pesquisa e Tecnologias. Processos Educativos e Inovação.

Downloads

Publicado

08.06.2015

Como Citar

GIACOMAZZO, Graziela Fatima. Rede de formação de professores da educação básica: análise dos princípios organizacionais em cursos de pós-graduação stricto sensu. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 37, p. 93–109, 2015. DOI: 10.5585/eccos.n37.5437. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/5437. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Plano Nacional de Educação (PNE) e a educação infantil