O Plano Nacional de Educação: desafios no campo da educação infantil

Autores

  • Valdete Côco Universidade Federal do Espírito Santo
  • Marcela Lemos Leal Reis Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maria Nilceia de Andrade Vieira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Renata Rocha Grola Lovatti Universidade Federal do Espírito Santo
  • Valéria Menassa Zucolotto Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n37.5553

Palavras-chave:

Educação infantil. Plano Nacional de Educação. Políticas educacionais.

Resumo

No contexto do direito à educação na agenda nacional, este texto aborda o Plano Nacional de Educação (PNE) articulado ao campo da educação infantil (EI), explorando as temáticas relativas à oferta educacional, às políticas de formação e valorização do trabalho docente, à gestão democrática e aos processos de avaliação. Em interlocução com outros documentos da legislação brasileira e com produções acadêmicas desse campo, o texto compõe uma análise da agenda da EI nas metas e estratégias definidas pelo PNE, considerando o movimento dialógico desses diferentes enunciados (BAKHTIN, 2011). Com isso, assinala um conjunto de desafios típicos do campo da EI, os quais evidenciam diferentes demandas para o fortalecimento da sua institucionalidade nos sistemas de ensino como primeira etapa da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo – DLCE/PPGE/CE/UFES. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Formação e Atuação de Educadores” - GRUFAE. Tutora do Programa de Educação Tutorial: Projeto Educação – PET/UFES.

Marcela Lemos Leal Reis, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo - PPGE/CE/UFES; Integrante do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores - GRUFAE; Pedagoga na Secretaria Municipal de Itapemirim/ES.

Maria Nilceia de Andrade Vieira, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo - PPGE/CE/UFES; Integrante do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores – GRUFAE; Pedagoga na Rede Municipal de Ensino de Vitória-ES; Professora da Faculdade Estácio de Sá, Vila Velha - ES.

Renata Rocha Grola Lovatti, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo - PPGE/CE/UFES; Integrante do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores – GRUFAE; Pedagoga na Rede Municipal de Ensino de Itapemirim-ES; Professora Formadora na Rede Municipal de Ensino de Cachoeiro de Itapemirim/ES.

Valéria Menassa Zucolotto, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo - PPGE/CE/UFES; Integrante do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores – GRUFAE; Professora-Pesquisadora Bolsista na Universidade Aberta do Brasil/Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância/Instituto Federal do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

19.08.2015

Como Citar

CÔCO, Valdete; REIS, Marcela Lemos Leal; VIEIRA, Maria Nilceia de Andrade; LOVATTI, Renata Rocha Grola; ZUCOLOTTO, Valéria Menassa. O Plano Nacional de Educação: desafios no campo da educação infantil. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 37, p. 77–92, 2015. DOI: 10.5585/eccos.n37.5553. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/5553. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Plano Nacional de Educação (PNE) e a educação infantil