A pergunta filosófica como componente essencial da formação e da prática de professores

Autores

  • Terezinha Azerêdo Rios GEPEFE/USP - Universidade Pedagógica - Maputo - Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n39.6023

Palavras-chave:

Palavras-chave, Filosofia – Pergunta – Formação de professores

Resumo

Este trabalho tem o propósito de provocar uma reflexão sobre a importância da atitude questionadora, própria da Filosofia, indagando sobre seu papel na formação inicial e continuada de professores. No contexto contemporâneo, anda-se cada vez mais em busca de respostas imediatas aos desafios que se enfrentam no campo da educação. Se identificarmos a Filosofia como o espaço da pergunta, da busca do sentido da realidade, como instrumento de articulação teoria-prática, seremos levados a problematizar os caminhos fáceis e sedutores, as respostas prontas, e afirmar o gesto filosófico como elemento fundamental na constituição do ser do professor, imprescindível, portanto, na sua formação, articulado aos demais saberes que se entrecruzam nesse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Terezinha Azerêdo Rios, GEPEFE/USP - Universidade Pedagógica - Maputo - Moçambique

Pesquisadora do GEPEFE (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores) Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo

Área: Educação - Filosofia - Ética

Professora colaboradora da Universidade Pedagógica - Maputo - Moçambique

Downloads

Publicado

18.12.2015

Como Citar

RIOS, Terezinha Azerêdo. A pergunta filosófica como componente essencial da formação e da prática de professores. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 39, p. 17–28, 2015. DOI: 10.5585/eccos.n39.6023. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/6023. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Filosofia e formação humana na educação básica