A apropriação de uma fé filosófica como intenção formativa de Karl Jaspers

Autores

  • Ferdinand Röhr UFPE

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n38.6026

Palavras-chave:

Jaspers, fé filosófica, formação humana, Periechontologia, condução filosófica da vida.

Resumo

 

Resumo

Karl Jaspers não pertencia a nenhuma escola filosófica quando assumiu sua cátedra de Filosofia em Heidelberg. Era médico e fundador da psicopatologia como campo científico. Desenvolveu uma forma de apropriação da substância existencial dos grandes filósofos para elaborar a sua própria doutrina, a periechontologia, como antídoto a todas as formas de reducionismo e dogmatismo. A contemplação e comunicação existencial tornaram-se a base de uma condução filosófica da vida com a meta de alcançar uma fé filosófica própria. O presente texto pretende demonstrar como a apropriação existencial da filosofia pode contribuir na conquista de uma fé filosófica de cada um e, com isso, na formação humana em tempos de insegurança generalizada.

 


[i] Texto apresentado como comunicação no 5º Congresso da Sociedade de Filosofia da Educação de Língua Portuguesa (SOFELP) realizado na UNICAMP de 26 a 28 de agosto de 2015.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ferdinand Röhr, UFPE

Professor Titular do Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação da UFPE

Coordenador do Núcleo de Educação e Espiritualidade do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE

Downloads

Publicado

17.11.2015

Como Citar

RÖHR, Ferdinand. A apropriação de uma fé filosófica como intenção formativa de Karl Jaspers. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 38, p. 17–29, 2015. DOI: 10.5585/eccos.n38.6026. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/6026. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Papel Formativo da Filosofia