Criticidade e educação filosófica: a formação humana pelo diálogo e problematização

Autores

  • Darcísio Natal Muraro Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n38.6032

Palavras-chave:

Formação filosófica. Criticidade. Paulo Freire.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar a concepção de criticidade de Paulo Freire destacando o papel formador do diálogo e da problematização. A metodologia baseia-se na pesquisa bibliográfica centrada na análise do conceito de criticidade, diálogo e problematização. Destacamos como resultado a compreensão da criticidade como inacabamento do ser humano, capacidade de problematização, práxis dialógica e democrática que conscientiza, liberta, humaniza as pessoas e transforma o mundo. Os principais aspectos da criticidade analisados são os relacionados à epistemologia, ética, política e educacional. Estes aspectos da criticidade são essenciais para uma educação filosófica centrada em temas geradores da experiência existencial que contribua para a pronúncia significativa e transformadora da palavra.

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Biografia do Autor

Darcísio Natal Muraro, Universidade Estadual de Londrina

Professor Adjunto da Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Educação, Área Filosofia e Educação. 

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Publicado

17.11.2015

Como Citar

MURARO, Darcísio Natal. Criticidade e educação filosófica: a formação humana pelo diálogo e problematização. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 38, p. 59–73, 2015. DOI: 10.5585/eccos.n38.6032. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/6032. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Papel Formativo da Filosofia