Metodologia da filosofia e do ensino de filosofia:tensões e confluências

Autores

  • Dalton José Alves Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n39.6183

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Educação, Ciências Humanas

Resumo

Discutimos neste texto a possibilidade da construção de uma proposta metodológica de ensino da filosofia com a história da filosofia como elemento singular para o aprendizado da metodologia da filosofia: o filosofar. Iniciamos analisando a questão recorrente se no ensino de filosofia no ensino médio o importante é o aprender a filosofar ou o conhecer a história da filosofia, considerado no subtítulo deste trabalho como tensões e confluências. Neste caso a nossa proposição vai na direção da confluência. Destacamos os aspectos positivos da história da filosofia como caminho para o aprender a filosofar. Concluímos que no ensino de filosofia é possível aos estudantes assumirem a atitude filosófica em suas vidas a partir de uma metodologia de ensino baseada na tradição filosófica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalton José Alves, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Doutor em Educação. Professor do Departamento de Fundamentos da Educação da UniversidadeFederal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIORio de Janeiro, Brasil.

Downloads

Publicado

18.12.2015

Como Citar

ALVES, Dalton José. Metodologia da filosofia e do ensino de filosofia:tensões e confluências. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 39, p. 41–53, 2015. DOI: 10.5585/eccos.n39.6183. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/6183. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Filosofia e formação humana na educação básica