UNILAB: uma proposta freireana de universidade popular?

Autores

  • Stela Meneghel Universidade Regional de Blumenau
  • Jaana Flávia Fernandes Nogueira Secretaria da Educação do Ceará (Seduc)
  • Sofia Lerche Vieira UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n42.6551

Palavras-chave:

Unilab, educação superior, cooperação internacional, Paulo Freire.

Resumo

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) foi criada em 2010, no contexto das Diretrizes Internacionais para a Educação Superior dadas pelas Conferências Regionais e Mundiais da Unesco. Este artigo resgata o contexto, a origem e os fundamentos da proposta da Unilab e faz um breve balanço dos objetivos atingidos após cinco anos iniciais. Nesse sentido, aponta alguns dos principais problemas enfrentados na sua implementação, (I) manter uma interlocução sistemática com instituições e pesquisadores parceiros; (II) promover um fluxo de entradas anuais e o intercâmbio de estudantes estrangeiros; (III) formar corpo docente com conhecimento e vivência da realidade dos países africanos. Em face deste contexto, recorre-se à contribuição do educador Paulo Freire, de modo a subsidiar a reflexão sobre como, apesar das dificuldades atuais, a Universidade pode manter coerência com sua proposta inicial, independente das limitações impostas pela escassez de recursos financeiros e a burocracia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stela Meneghel, Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1987), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994), doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e pós-doutorado no Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe - IESALC/UNESCO (2008). Atualmente é responsável pela Coordenação-Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior (CGCQES) da Diretoria de Avaliação da Educação Superior do INEP.

Jaana Flávia Fernandes Nogueira, Secretaria da Educação do Ceará (Seduc)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), especialista em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB) e PhD em Ciências Sociais e Educação Comparada pela University of California, Los Angeles (UCLA). É Técnica em Assuntos Educacionais do Ministério da Educação (MEC), estando atualmente cedida a Secretaria da Educação do Estado do Ceará, onde desempenha a função de Coordenadora de Planejamento e Políticas Educacionais.

Sofia Lerche Vieira, UNINOVE

Licenciada em Letras (UnB). Mestre em Educação (UFC). Doutora em Filosofia e História da Educação (PUC/SP), com Pós-Doutorado pela Universidad Nacional de Educacion a Distancia, Espanha. Bolsista de produtividade do CNPq. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação (PPGE) e do Mestrado Profissional em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). 

Downloads

Publicado

24.01.2017

Como Citar

MENEGHEL, Stela; NOGUEIRA, Jaana Flávia Fernandes; VIEIRA, Sofia Lerche. UNILAB: uma proposta freireana de universidade popular?. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 42, p. 21–37, 2017. DOI: 10.5585/eccos.n42.6551. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/6551. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: A Universidade Popular no Brasil