A implementação de um novo currículo nas escolas da rede municipal de petrópolis – reflexões preliminares para a base nacional comum curricular

Autores

  • Cintia Chung Marques Corrêa Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n43.6758

Palavras-chave:

currículo, politica educacional, base nacional curricular comum

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a implementação de um novo currículo para os anos iniciais do ensino fundamental na rede municipal de ensino de Petrópolis. As reflexões apresentadas acerca da elaboração e da implementação do novo documento curricular e modificações ocorridas na prática pedagógica dos professores são elementos fundamentais de estudo para entendimento da Base Nacional Comum Curricular e suas possíveis repercussões na rotina escolar. A fundamentação versou sobre os contextos do processo de formulação de uma política elaborados por Stephen Ball e Bowe (1992). Segundo os autores, para a sua formulação existe um ciclo contínuo constituído por cinco contextos: da influência, da produção de texto, da prática, dos resultados e da estratégia política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cintia Chung Marques Corrêa, Universidade Estácio de Sá

Doutora em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Professora do curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá.

Downloads

Publicado

14.06.2017

Como Citar

CORRÊA, Cintia Chung Marques. A implementação de um novo currículo nas escolas da rede municipal de petrópolis – reflexões preliminares para a base nacional comum curricular. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 43, p. 117–134, 2017. DOI: 10.5585/eccos.n43.6758. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/6758. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos