Base Nacional Comum Curricular para a educação infantil: entre desafios e possibilidades dos campos de experiência educativa

Autores

  • Luciane Pandini-Simiano PPGE-UNISUL
  • Márcia Buss-Simão PPGE-UNISUL

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6799

Palavras-chave:

Educação infantil. Políticas curriculares. Campos de experiência educativa.

Resumo

O presente texto pretende contribuir com a discussão das políticas curriculares nacionais, focando nos desafios e possibilidades da Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica para a educação infantil a partir da proposta dos Campos de Experiência. Para tanto, está organizado em três partes, na primeira, a partir da legislação educacional brasileira, apresenta um conjunto de documentos orientadores que fundamentam a política educativa na educação infantil e sublinham o direito das crianças à educação infantil. No segundo momento discute a base Nacional Comum Curricular para a educação infantil e a sua proposta de organização a partir de Campos de Experiência. Na sequência, finaliza apontando as possibilidades e desafios dos Campos de Experiência na educação infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Pandini-Simiano, PPGE-UNISUL

É doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizando parte de seu doutoramento na Università degli Studi di Firenze no período de novembro 2013 a maio de 2014, mestre em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina e graduada em Pedagogia. Atualmente é professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina. É coordenadora do projeto de extensão universitária brinquedoteca: brincadeira levada a sério. Participa do grupo gestor do Fórum de Educação Infantil da região Sul de Santa Catarina. É pesquisadora associada ao Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura- NUPPEC/ UFRGS, Grupo de Estudos em Educação Infantil - GEIN/UFRGS e Grupo de Pesquisa Educação, Infância e Gênero GEDIG/ PPGE/UNISUL. Tem experiência na área de educação, com ênfase em educação infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de bebês, pesquisa com crianças, linguagem, cotidiano e organização dos espaços e tempos, brincadeira e formação de professores

Márcia Buss-Simão, PPGE-UNISUL

Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISUL. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina na linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores. Realizou parte de seu doutoramento na Goethe Universität de Frankfurt am Main na Alemanha no período de dezembro de 2009 a abril de 2011. É mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005-2007) na linha de pesquisa Educação e Infância. Possui Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993). Realizou estágio pós-doutoral de 2012 a 2013 na Universidade Federal de Santa Catarina com bolsa REUNI sob supervisão de Eloisa Acires Candal Rocha no Programa de Pós-Graduação em Educação com a temática: Professoras de Educação Infantil: uma análise da constituição da docência no contexto Catarinense. É Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Infância e Gênero (GEDIG) do PPGE/UNISUL e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN/UFSC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: levantamento de produção sobre educação e infância, pesquisa etnográfica com crianças pequenas,formação de professores, cotidiano e organização dos espaços e tempos, relações sociais e ação social das crianças, dimensão corporal, relações de gênero e brincadeiras.

Downloads

Publicado

21.12.2016

Como Citar

PANDINI-SIMIANO, Luciane; BUSS-SIMÃO, Márcia. Base Nacional Comum Curricular para a educação infantil: entre desafios e possibilidades dos campos de experiência educativa. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 41, p. 77–90, 2016. DOI: 10.5585/eccos.n41.6799. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/6799. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Políticas curriculares. Das discussões sobre a construção da Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica (BNC)