Pensar, falar e escutar: a aula entre a filosofia e a educação

Autores

  • Paula Ramos de Oliveira UNESP
  • Denis Domeneghetti Badia UNESP
  • Ivan Fortunato IFSP

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6929

Palavras-chave:

Collège de France. Ensino superior. Pensamento.

Resumo

Um professor usa sua voz e pronuncia-se para outros que dividirão com ele um espaço e um tempo dedicado a algum âmbito do saber. Nesse espaço-tempo, institucional, uns e outros entram em determinadas ordens do discurso e feixes de poder, entre os quais temos o que se pensa, o que se fala e o que se escuta nas mais variadas formas de aula. Pretendemos aqui refletir filosoficamente sobre a aula e suas potencialidades, em tempos de universidade administrada. Para tanto, procuraremos aprender algumas lições das aulas inaugurais do Collège de France, especialmente a de Michel Foucault e Roland Barthes, que trazem um olhar também inaugural dos seus trajetos de pesquisa intelectual. Como podemos “escutar” filosoficamente essas aulas? O que elas podem inaugurar em nós? Como podemos pensar a aula como um conjunto de acontecimentos que se situam entre a Filosofia e a Educação? Eis as questões que gostaríamos de pensar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Ramos de Oliveira, UNESP

Possui graduação em Ciências Sociais Bacharelado pela Universidade Estadual de Campinas (1989), graduação em Ciências Sociais Licenciatura pela Universidade Estadual de Campinas (1990), mestrado em Filosofia e Metodologia das Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (1995), doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e pós-doutorado pela Universidade de Lisboa. Atualmente é professora assistente doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia, infância. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Filosofia para Crianças(GEPFC-CNPq) e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Teoria Crítica e Educação (GEPTCE-CNPq). Membro do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar da ANPOF. Membro da Sociedade de Filosofia da Educação de Língua Portuguesa (SOFELP). Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar(Unesp, Araraquara;2007-2010)

Denis Domeneghetti Badia, UNESP

Mestrado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (1993). Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1999). Pós-Doutorado junto à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo com bolsa da FAPESP (2000-2001). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (vinculado à Linha de Pesquisa Estudos Históricos, Filosóficos e Antropológicos sobre a Escola e Cultura) e do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCL-UNESP-CAr.). É diretor do Centro Interdisciplinar de Pesquisas sobre o Imaginário (CIPI-FCL-UNESP-CAr.) e Vice-Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas Filosofia para Crianças (GEPFC-CNPq). Tem desenvolvido pesquisas e orienta trabalhos acadêmicos no âmbito da antropologia do imaginário, da antropologia da educação e da culturanálise de grupos; da filosofia da arte, estética e da filosofia contemporânea em suas interfaces com a educação.

Ivan Fortunato, IFSP

Downloads

Publicado

21.12.2016

Como Citar

OLIVEIRA, Paula Ramos de; BADIA, Denis Domeneghetti; FORTUNATO, Ivan. Pensar, falar e escutar: a aula entre a filosofia e a educação. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 41, p. 147–156, 2016. DOI: 10.5585/eccos.n41.6929. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/6929. Acesso em: 28 mar. 2024.