Educação em valores e promoção da saúde: um estudo quantitativo sobre o uso de técnicas psicoterapêuticas com recurso à imaginação

Autores

  • Paula Alves Molarinho Faculdade Medicina de Lisboa
  • Mário Pinto Simões Faculdade de Medicina de Lisboa
  • Luis Miguel Vicente Afonso Neto Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n43.7242

Palavras-chave:

Adolescentes, Comportamentos, psicologia positiva, valores, professores, família.

Resumo

As famílias desestruturadas têm vindo a aumentar e, consequentemente, também o insucesso escolar em jovens adolescentes oriundos dessas famílias. Estes apresentam cada vez mais perturbações psicológicas de difícil controlo. Neste estudo, de caráter essencialmente quantitativo, salientamos a perda de qualidade de vida destes jovens e as condutas de risco. Esta investigação permitiu realizar uma intervenção na escola  por meio de técnicas de relaxamento aplicadas por Simões (2003, 2013) e associadas aos conteúdos da psicologia positiva aplicados por Neto e Marujo (2004). As mesmas incluem técnicas guiadas de meditação já aplicadas na área da saúde. Na sequência de investigações  sobre a representação dos professores acerca do papel dos pais na escola (FARIA; PEDRO, 1995) e, mais tarde, sobre a representação dos EE (encarregados de educação) sobre a identidade docente (FARIA, TAVARES, 2011), pôde concluir-se que ambos têm funções específicas e um importante papel no processo educativo. Na sequência destes estudos questionámos o interesse dos EE e dos professores (intervenientes educativos) sobre quais os valores que consideram mais importantes para desenvolver na escola com os filhos/ alunos e que poderão estar diretamente associados aos seus comportamentos. Para o efeito aplicámos, a ambos, um inquérito apreciativo (do âmbito da psicologia positiva) prática já descrita por Neto e Marujo em 2007, o que permitiu apurar a sua seleção sobre os valores mais importantes a aplicar aos jovens que consequentemente poderão vir a ter condutas mais equilibradas/ melhor aprendizagem. Os valores apurados parecem diretamente associados às forças de carácter designadas por Seligman & Peterson (2004) no âmbito da psicologia positiva. Esta auscultação da opinião dos agentes educativos, permitiu realizar a base-line para a construção da escala visual analógica que mediu a evolução dos alunos ao longo da intervenção. Os resultados apontam para diferenças significativas, ao longo do tempo, nos grupos onde foi realizada a intervenção.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Alves Molarinho, Faculdade Medicina de Lisboa

Psicóloga Educacional. Doutoranda na faculdade de medicina de Lisboa, Portugal.

Mário Pinto Simões, Faculdade de Medicina de Lisboa

Professor da Faculdade de Medicina de Lisboa.

Luis Miguel Vicente Afonso Neto, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas

Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas

Downloads

Publicado

27.06.2017

Como Citar

MOLARINHO, Paula Alves; SIMÕES, Mário Pinto; NETO, Luis Miguel Vicente Afonso. Educação em valores e promoção da saúde: um estudo quantitativo sobre o uso de técnicas psicoterapêuticas com recurso à imaginação. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 43, p. 175–196, 2017. DOI: 10.5585/eccos.n43.7242. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7242. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos