Topografia dos Direitos Humanos: indicadores da escola brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n44.7281Palavras-chave:
Direitos Humanos, Educação, Cidadania, Democracia.Resumo
Temos a responsabilidade de construir a cidadania. Cabe ao Estado um papel decisivo no processo de construção do bem-comum. No sentido de sabermos o impacto que o ensino do Direitos Humanos tem na formação dos alunos e de problematizarmos o despertar de uma consciência crítica necessária ao exercício da cidadania, realizámos o presente estudo em três escolas do ensino fundamental. Na metodologia utilizámos três técnicas de pesquisa: 1ª Análise documental das fontes selecionadas; 2ª Aplicação de um questionário a 450 alunos; 3ª Entrevista a 30 professores. Os resultados permitem dizer que os Direitos Humanos, enquanto valor histórico alcançado, não estão a ser devidamente trabalhados no processo de formação dos jovens. Não representando toda a realidade do ensino no Brasil, o que dizem os alunos e professores constituem indicadores importantes. A inqueitante conclusão diz-nos que a escola não está a cumprir a sua função social, condição fundamental para a expansão da vida democrática e o exercício da cidadania.
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