Topografia dos Direitos Humanos: indicadores da escola brasileira

Autores

  • Marinalva Araújo de Oliveira Lima Secretaria Executiva de Educação em São Felix do Xingu-Pará
  • José Viegas Brás Universidade Lusófona
  • Maria Neves Gonçalves Universidade Lusófona

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n44.7281

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Educação, Cidadania, Democracia.

Resumo

Temos a responsabilidade de construir a cidadania. Cabe ao Estado um papel decisivo no processo de construção do bem-comum. No sentido de sabermos o impacto que o ensino do Direitos Humanos tem na formação dos alunos e de problematizarmos o despertar de uma consciência crítica necessária ao exercício da cidadania, realizámos o presente estudo em três escolas do ensino fundamental.  Na metodologia utilizámos três técnicas de pesquisa: 1ª Análise documental das fontes selecionadas; 2ª Aplicação de um questionário a 450 alunos; 3ª Entrevista a 30 professores. Os resultados permitem dizer que os Direitos Humanos, enquanto valor histórico alcançado, não estão a  ser devidamente trabalhados no processo de formação dos jovens. Não representando toda a realidade do ensino no Brasil, o que dizem os alunos e professores constituem indicadores importantes. A inqueitante conclusão diz-nos que a escola não está a cumprir a sua função social, condição fundamental para a expansão da vida democrática e o exercício da cidadania.

 

 


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Biografia do Autor

Marinalva Araújo de Oliveira Lima, Secretaria Executiva de Educação em São Felix do Xingu-Pará

Mestrado em Ciências da Educação. Coordenadora Pedagógica na Secretaria Executiva de Educação em São Felix do Xingu-Pará.

 

José Viegas Brás, Universidade Lusófona

PhD Ciências da Educação - História da Educação

Professor da Universidade Lusófona

Investigador do CeiED

Editor da Revista Lusófona de educação

Maria Neves Gonçalves, Universidade Lusófona

PhD Ciências da Educação - História da Educação

 Professorada Universidade Lusófona

 Investigadora do CeiED

 Editora da Revista Lusófona de educação

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Publicado

22.11.2017

Como Citar

LIMA, Marinalva Araújo de Oliveira; BRÁS, José Viegas; GONÇALVES, Maria Neves. Topografia dos Direitos Humanos: indicadores da escola brasileira. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 44, p. 271–288, 2017. DOI: 10.5585/eccos.n44.7281. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7281. Acesso em: 28 mar. 2024.