Escritas de mim: narrativas e a autoformação docente

Autores

  • Deise Cristina Carvalho de Jesus Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Elvira Cristina Martins Tassoni Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n44.7381

Palavras-chave:

Formação de Professores, Planejamento Pedagógico, Pesquisa Autobiográfica

Resumo

Este artigo traz um recorte de pesquisa autobiográfica que investigou o processo reflexivo-formativo de uma das autoras, como movimento potencializador do desenvolvimento pessoal e profissional docente. A produção do material empírico foi feita por meio de rememorações das experiências vividas em um programa de formação em serviço para professores alfabetizadores, proposto pelo PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) de língua portuguesa, no ano de 2013. A pesquisa reuniu um conjunto de materiais relacionados diretamente ao curso de formação em questão, mas, contou ainda com narrativas escritas que foram se constituindo em um potente recurso reflexivo e de tomada de consciência, resultando em um processo formativo orientado pelo compromisso com a aprendizagem dos alunos num ambiente de produção de conhecimento e de respeito mútuo.

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Biografia do Autor

Deise Cristina Carvalho de Jesus, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestre em educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, membro do grupo de pesquisa Formação e Trabalho Docente, professora dos anos iniciais do ensino fundamental nas redes públicas municipais de Sumaré e Paulínia

Elvira Cristina Martins Tassoni, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas. Pesquisadora na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Membro do grupo de pesquisa Formação e Trabalho Docente

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Publicado

22.11.2017

Como Citar

JESUS, Deise Cristina Carvalho de; MARTINS TASSONI, Elvira Cristina. Escritas de mim: narrativas e a autoformação docente. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 44, p. 225–240, 2017. DOI: 10.5585/eccos.n44.7381. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7381. Acesso em: 29 mar. 2024.