Educação e cidadania: perspectivas da literacia digital crítica

Autores

  • Michele Mezari Oliveira Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Graziela Fatima Giacomazzo Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n43.7393

Palavras-chave:

Literacia Digital Crítica. Formação Humana. Tecnologia

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa que investigou o conceito de literacia digital numa perspectiva crítica. Refere-se diretamente à formação humana na contemporaneidade e às relações entre educação e cidadania digital. Considera-se a compreensão do conceito de tecnologia na sua dimensão ideológica, colocando-se centralidade na condição dos sujeitos nos meios digitais. Explicitam-se três categorias de análise decorrentes do estudo -  Representação Ideológica, Posicionamento Ideológico e Produção e Ideologia, que buscam fornecer subsídios analíticos para o estado de apropriação do sujeito na perspectiva da literacia digital crítica. O aporte teórico ancora-se em pensadores críticos da sociedade como Heidegger (2007), Marcuse (1973), Feenberg (2010, 2012) e especialmente Vieira Pinto (2005) Filósofo brasileiro, entre outros autores que contribuíram com o debate e o aprofundamento dos conceitos de tecnologia e literacia digital.

.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Mezari Oliveira, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc (2006). Especialização em Gestão de Recursos Naturais, pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc (2008) e em Educação Inclusiva pela Universidade Castelo Branco - UCB (2011). Mestre em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc (2017). Membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação intitulado Educação e Cultura Digital - EducDigital, vinculado a Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC. É professora da rede pública municipal atuando na disciplina de ciências e professora da rede particular de ensino atuando na disciplina de Biologia. Pesquisa os seguintes temas: Educação, Ensino de Ciências e Biologia, Aprendizagem Significativa, Mapas Conceituais, Literacia Digital, Tecnologias Educacionais.

Graziela Fatima Giacomazzo, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), especialização em Psicologia Escolar pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação e Cultura Digital - CNPq/UNESC, membro do Grupo de Pesquisa Inovação e Avaliação na Universidade CNPq/UFRGS/PPGEDU FACED e do Grupo de Pesquisa Educação a Distância na Graduação - CNPq/UNESC. É Docente na Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciência e Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) desde 2000 - Graduação e Pós-Graduação  no Setor de Educação a Distância desde 2001. Integra o Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos Cursos de Pedagogia, Licenciatura em Física e Tecnologia em Gestão Comercial (EaD). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e Tecnologias. Contextos Educativos Digitais. Educação a Distância. Conhecimento, Pesquisa e Tecnologias. Processos Educativos e Inovação.

Downloads

Publicado

14.06.2017

Como Citar

OLIVEIRA, Michele Mezari; GIACOMAZZO, Graziela Fatima. Educação e cidadania: perspectivas da literacia digital crítica. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 43, p. 153–174, 2017. DOI: 10.5585/eccos.n43.7393. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7393. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos