Educação e cidadania: perspectivas da literacia digital crítica
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n43.7393Palavras-chave:
Literacia Digital Crítica. Formação Humana. TecnologiaResumo
O artigo apresenta uma pesquisa que investigou o conceito de literacia digital numa perspectiva crítica. Refere-se diretamente à formação humana na contemporaneidade e às relações entre educação e cidadania digital. Considera-se a compreensão do conceito de tecnologia na sua dimensão ideológica, colocando-se centralidade na condição dos sujeitos nos meios digitais. Explicitam-se três categorias de análise decorrentes do estudo - Representação Ideológica, Posicionamento Ideológico e Produção e Ideologia, que buscam fornecer subsídios analíticos para o estado de apropriação do sujeito na perspectiva da literacia digital crítica. O aporte teórico ancora-se em pensadores críticos da sociedade como Heidegger (2007), Marcuse (1973), Feenberg (2010, 2012) e especialmente Vieira Pinto (2005) Filósofo brasileiro, entre outros autores que contribuíram com o debate e o aprofundamento dos conceitos de tecnologia e literacia digital.
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