Visões de futuro em Freire e Dewey: perspectivas interculturais das matrizes (pós)coloniais das Américas

Autores

  • Maria Manuela Duarte Guilherme Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n44.7708

Palavras-chave:

Freire, Dewey, Educação. Interculturalidade. Visões de futuro

Resumo

Este artigo oferece uma análise comparada das visões de futuro que representam legados fundamentais nas obras de John Dewey e Paulo Freire, tendo em conta os diversos contextos culturais e epistemológicos que constituíram os cenários intelectuais e as bagagens socio-históricas das obras desses autores. As suas visões de futuro são aqui abordadas numa perspetiva intercultural, no enquadramento de duas matrizes (pós)coloniais diferentes incorporadas pelas Américas do Norte e do Sul. Este artigo tenta desvendar os substratos históricos, políticos e sociais que alteram a forma e a essência da retórica e da ideologia que presidem a esses dois marcos conceptuais e académicos de referência no campo da educação e da pedagogia no século XX. Finalmente, procura dar ênfase aos valiosos legados teórico-práticos desses dois filósofos-educadores para a ideia de futuro nas políticas de educação e nas práticas pedagógicas dos sistemas educativos das sociedades cosmopolitas do século XXI. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Manuela Duarte Guilherme, Universidade de Coimbra

Investigadora Marie Curie no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde integra o Núcleo de Democracia, Cidadania e Direito. O seu projecto GLOCADEMICS - "'Glocal Languages' and 'Intercultural Responsibility' in a postcolonial global academic world: Power relations between languages/cultures within and between research groups" desenrola-se entre o Centro de Estudos Sociais, UC, e o Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo, Brasil.

Tem um doutoramento em Ciências Sociais/Educação em Línguas e Culturas pela Universidade de Durham no Reino Unido e um Mestrado em Estudos Culturais (Estudos Americanos e Educação Bilíngue) pela Universidade Nova de Lisboa. Em 2001, foi-lhe atribuido o Prémio "Birkmaier Award", por investigação em projecto doutoral, em Washington D. C., pelo American Council on the Teaching of Foreign Languages e o Modern Language Journal. O seu mérito académico está também reconhecido no capítulo biográfico de Phipps, A. (2012). "Manuela Guilherme" em C. A. Chapelle (ed.) The Encyclopaedia of Applied Linguistics. Oxford: Blackwell Publ. Os seus interesses de investigação são Comunicação e Educação Intercultural, Teoria e Pedagogia Crítica, Políticas Linguísticas, e Educação para a Cidadania Global.

Coordenou projectos internacionais financiados pela Comissão Europeia tais como:(a) ICOPROMO - Intercultural Competence for Professional Mobility (Leonardo da Vinci Programme), também apoiado pelo European Centre for Modern Languages, Conselho da Europa [2003-2006]) e (b) INTERACT - Intercultural Active Citizenship Education (Sixth European Framework Programme), também pela Fundação Calouste Gulbenkian [2004-2007]).Foi co-coordenadora científica do Projecto RIAIPE3: "Programa Marco Interuniversitario para la equidad y la cohesion social de las instituciones de educación superior en America Latina" (2010-2013), financiado pelo Programa ALFA da Comissão Europeia para a cooperação entre a Europa e a América Latina. A sua obra tem sido publicada internacionalmente. É autora de "Critical Citizens for an Intercultural World: Foreign Language Education as cultural politics", 2002, e co-editora de "Critical Pedagogy: Political approaches to language and intercultural communication",2004, ambos publicados pela Multilingual Matters, e de "European and Latin American Higher Education between mirrors: Conceptual frameworks and policies of equity and social cohesion" pela Sense Publishers. Foi ainda co-autora de "ICOPROMO - Intercultural Competence for Professional Mobility", European Centre of Modern Languages, Council of Europe (2007), e editora principal de "The Intercultural Dynamics of Multicultural Working" pela Multilingual Matters (2010), bem como autora de capítulos de livros e enciclopédias da Sage e Routledge.

Downloads

Publicado

22.11.2017

Como Citar

GUILHERME, Maria Manuela Duarte. Visões de futuro em Freire e Dewey: perspectivas interculturais das matrizes (pós)coloniais das Américas. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 44, p. 205–223, 2017. DOI: 10.5585/eccos.n44.7708. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7708. Acesso em: 19 abr. 2024.