O Termo Qualidade na Revista Ensino Superior: uma pesquisa que buscou a concepção de qualidade no Ensino Superior Privado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n48.7876

Palavras-chave:

Ensino Superior Privado, SEMESP, Qualidade

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo explicitar a concepção de qualidade construída (e utilizada) pelas instituições de ensino superior privadas. Toma como objeto de investigação a Revista Ensino Superior, do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), no período de 2000 a 2010, e evidencia, por meio de análise, qualitativa, das matérias publicadas, e as concepções de qualidade e os modelos que a revista utiliza na construção de seus discursos. Conclui-se que, para a revista em questão, qualidade é obter uma boa nota nas avaliações e ter bom posicionamento em rankings; o caminho para tal seria ter bons professores, gestão, metodologia de ensino, seleção dos alunos e cursos atualizados com o mercado. Para a revista, a falta de qualidade das instituições privadas se explica pela limitação cultural dos seus estudantes.

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Biografia do Autor

Letícia Bortolin, Universidade Federal de São Carlos

Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora na E.M.E.I.E.F “Centro de Ipeúna” e E.M.E.F. “Dr. Ulysses Guimarães” Ipeúna, SP – Brasil ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1327-0275

José Carlos Rothen, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professor no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos São Carlos, SP – Brasil ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5360-1913

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Publicado

29.03.2019

Como Citar

BORTOLIN, Letícia; ROTHEN, José Carlos. O Termo Qualidade na Revista Ensino Superior: uma pesquisa que buscou a concepção de qualidade no Ensino Superior Privado. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 48, p. 239–254, 2019. DOI: 10.5585/eccos.n48.7876. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7876. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos