Quem são os Pedagogos que atuam nas instituições de ensino público da SRE de Ouro Preto, Minas Gerais? O perfil e a formação em foco

Autores

  • Nilzilene Imaculada Lucindo Universidade do Estado de Minas Gerais / Universidade Federal de Minas Gerais
  • Regina Magna Bonifácio de Araújo Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n49.8164

Palavras-chave:

Curso de Pedagogia. Pedagogo. Formação do Pedagogo.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de Mestrado cujo objetivo foi conhecer quem são os pedagogos que atuam nas instituições de ensino público da Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto / MG. O estudo, de abordagem qualitativa, fez uso de análise documental, questionário e entrevista para coletar os dados, com posterior tratamento das entrevistas pela análise de conteúdo. Os resultados indicaram que esses pedagogos têm na base de sua formação o curso de Magistério e são os especialistas de educação formados na vigência do Parecer CFE nº 252/69, quando o curso de Pedagogia estava estruturado por habilitações. Ao analisarmos a formação inicial que receberam identificamos que ela foi bem teórica, com pouco incentivo à pesquisa, e que o contato com o campo profissional se deu essencialmente a partir do estágio. A formação continuada da qual participam hoje não é específica para esses profissionais que atuam na coordenação pedagógica, demonstrando uma lacuna nessa formação.

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Biografia do Autor

Nilzilene Imaculada Lucindo, Universidade do Estado de Minas Gerais / Universidade Federal de Minas Gerais

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto (2015), é Pós-Graduada em Gestão de Pessoas com ênfase em Pedagogia Empresarial (2005) e Gestão Contemporânea da Educação Escolar (2007) pelo CEPEMG e em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar (2012) pelo IST / SOCIESC. Possui graduação, Bacharelado em Secretariado Executivo Bilíngüe pelo Centro Universitário Newton Paiva (2003) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto (2010). Cursou o Ensino Normal (Magistério de 1° Grau) e também é habilitada para o exercício de Secretário de Escola. Dentre suas ocupações destaca-se o assessoramento à Diretora da Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto / Secretaria de Estado de Educação (SRE-OP/SEE) de Minas Gerais (2003-2008). Lecionou no Curso de Formação de Professores, Ensino Normal, na Escola Estadual Intendente Câmara e no Curso de Pedagogia na UFOP. Atualmente, é Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e trabalha no Centro de Extensão do Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG, onde também desenvolve um projeto de extensão voltado para a formação de pedagogos e licenciandos de Pedagogia e uma pesquisa que investiga o perfil e as percepções do público espontâneo que visita o MHNJB. Integra o Conselho Diretor do MHNJB/UFMG (2015-[...]); é pesquisadora colaboradora na pesquisa que investiga os egressos do curso de Pedagogia da UFOP; membro do Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente (FOPROFI) do Departamento de Educação da UFOP; membro associado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Atuou como Secretária do FOPROFI (2016-2017). Temas de interesse: Formação de Professores e Pedagogos, Políticas Públicas Educacionais, Educação de Jovens e Adultos e Educação em Museus.

Regina Magna Bonifácio de Araújo, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora, possui Pós-doutoramento pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal (2014/2015), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2007), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF (1999) e Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-PUC-MG (1979). Professora titular - Adjunto III, Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, professora e pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Educação e no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Ouro Preto. Foi professora de Didática e Prática de Ensino em outras IES, Pró-reitora de Graduação do Centro Universitário Metodista, IPA-RS e diretora da Educação Básica em colégios da Rede Metodista de Educação em Minas Gerais e São Paulo. Tem experiência na Educação Básica e no Ensino Superior, com ênfase em Gestão de Unidades Educativas. Na docência e na pesquisa atua principalmente com os seguintes temas: formação de professores - políticas públicas - educação de jovens e adultos - socialização e alfabetização econômica.

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Publicado

01.07.2019

Como Citar

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