Educação superior em tempos de crise: há espaço nas políticas de educação para a discussão do professor universitário?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n48.8201

Palavras-chave:

Educação Superior. Formação de Professores. Prática Docente na Educação Superior. Processos Educativos. Profissionalização Docente.

Resumo

O presente artigo objetiva refletir sobre o contexto da educação superior em tempos de crise nesta segunda metade do século XXI, considerando a profissionalização do docente. Esse debate é fruto de uma pesquisa bibliográfica que tem base em estudos teóricos desenvolvidos no Núcleo de Estudos em Políticas e Processos de Educação Superior (NEPPES) do Programa de Pós-Graduação em Educação da URI/FW, vinculado a linha de Pesquisa do PPGEDU: Políticas Públicas e Gestão da Educação, tomando em consideração pesquisas já desenvolvidas pelo Núcleo e referenciais bibliográficos de autores que estudam a temática em âmbito nacional e internacional. O mote dos estudos gira em torno do fato de que o professor da educação superior, além de uma formação específica que o habilite ao magistério de uma determinada disciplina ou área do conhecimento, também necessita ter domínio da competência pedagógico-didática e da dimensão político-educacional na qual está inserido. A análise dos referenciais pesquisados oportunizou refletir sobre a profissionalização docente na Educação Superior, particularmente quanto à necessidade de tornar mais significativo o processo de aprendizagem dos educandos, futuros profissionais, a partir da prática docente. Para a discussão da temática, utilizamos as categorias: formação docente, profissionalidade docente e processo educativo.

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Biografia do Autor

Silvia Regina Canan, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai

Doutora em Educação pela UNISINOS. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Frederico Westphalen, RS– Brasil ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4504-3680

Camila de Fátima Soares dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestre em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, SC – Brasil ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0644-8570

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Publicado

29.03.2019

Como Citar

CANAN, Silvia Regina; DOS SANTOS, Camila de Fátima Soares. Educação superior em tempos de crise: há espaço nas políticas de educação para a discussão do professor universitário?. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 48, p. 339–361, 2019. DOI: 10.5585/eccos.n48.8201. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/8201. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos