Educação Profissional e Formação Docente: um estudo sobre comunidades de prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n49.8238

Palavras-chave:

Comunidades de Prática, Educação Profissional, Formação Docente

Resumo

O presente artigo discute as relações entre educação profissional, formação docente e comunidades de prática. Justifica-se pela indagação recorrente sobre uma aparente dicotomia entre especialidade e formação pedagógica. Ancora-se, teoricamente, em Tardif, Nóvoa e Pimenta para a formação docente e em Lave e Wenger para a conceituação de comunidades de prática. Objetiva estudar comunidades de prática formais e informais, nesse passo evidenciando suas contribuições para a formação docente. O lócus empírico é uma instituição de ensino profissional integrante do Sistema S e a abordagem metodológica é qualitativa, de natureza aplicada e exploratória. Os resultados evidenciaram uma informalidade no compartilhamento realizado de forma espontânea e livre podendo ser traduzido como fonte de atualização e formação contínua deste docente.

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Biografia do Autor

Senira Ane Ferraz Fernandez, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Doutora em Educação pela USP e docente do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e  Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Carlos Vital Giordano, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP e docente do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e  Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Isabel Domingues, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Docente do Senac e mestra em Educação Profissional em Gestão e  Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. 

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Publicado

19.06.2019

Como Citar

FERNANDEZ, Senira Ane Ferraz; GIORDANO, Carlos Vital; DOMINGUES, Isabel. Educação Profissional e Formação Docente: um estudo sobre comunidades de prática. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 49, 2019. DOI: 10.5585/eccos.n49.8238. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/8238. Acesso em: 19 abr. 2024.