Vivendo o tempo atmosférico: O YouTube como ferramenta pedagógica no ensino de geografia

Iára Regina Nocentini André, Gilberto Lacerda Santos

Resumo


O projeto Pelos caminhos de Darwin deu origem a um portal intitulado O Diário do Bigou e a um livro digital com diversas ligações com a plataforma de distribuição de vídeos YouTube, a fim de levar o leitor do livro digital a se aproximar de forma mais efetiva dos fenômenos climáticos descritos por Darwin em seu diário, através da série Vivendo o Tempo Atmosférico. Para se verificar a pertinência do uso do YouTube como ferramenta pedagógica no ensino de Geografia, os vídeos foram avaliados por uma turma de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, no contexto da disciplina Educação, Tecnologias e Comunicação. Neste artigo são avaliadas as impressões destes atores que demonstraram excelente aceitação do material didático.


Palavras-chave


Charles Darwin; Youtube; Ensino de geografia; Divulgação científica

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DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n55.8354

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