Um olhar sobre o curso de pedagogia: práticas docentes predominantes.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n56.8487

Palavras-chave:

Pedagogia, Práticas docentes, Tendências pedagógicas, Protagonismo estudantil

Resumo

Distintas tendências pedagógicas orientaram práticas docentes em cada tempo histórico, muito embora, mesmo que predominantes, não se apresentem como exclusivas de uma época. O problema de pesquisa que orientou o estudo assim se constitui: As práticas pedagógicas nas aulas do curso de Pedagogia fortalecem o protagonismo estudantil no processo de ensino e aprendizagem? O estudo objetivou identificar quais são os elementos pedagógicos predominantes nas práticas pedagógicas de professores formadores do curso de Pedagogia durante as aulas e como os estudantes avaliam essas metodologias. As materialidades empíricas foram obtidas por meio de questionários, com questões fechadas e abertas, aplicados a estudantes dos períodos finais do curso de Pedagogia e examinados por meio da Análise de Conteúdo. O estudo evidenciou que ensinar não se resume à transmissão de saberes elaborados por outros. É preciso mobilizar o estudante para a elaboração do conhecimento.

 

 

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Biografia do Autor

Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, Universidade comunitária da Região de Chapecó

Graduada em pedagogia, especialista em Educação Especial e em Docência na Educação Superior pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (UNOCHAPECÓ);  mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF)  e doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Diretora de Ensino na Unochapecó no período de 2009 a 2016.  Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Educação (Unochapecó). Líder do grupo de pesquisa Desigualdades Sociais, Diversidades Socioculturais e Práticas Educativas (Unochapecó); integrante dos grupos de pesquisa Ensino e Formação de professores (Unochapecó); e Práticas Educativas e GEPE- Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão (UFSM). Vice-Presidente do Comitê de Ensino na UNOCHAPECÓ no período de 2012 a 2016. Autora e organizadora de livros, autora de capítulos de livros e de artigos científicos publicados em periódicos Qualis Capes.

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Publicado

31.03.2021

Como Citar

PIECZKOWSKI, Tania Mara Zancanaro. Um olhar sobre o curso de pedagogia: práticas docentes predominantes. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 56, p. e8487, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n56.8487. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/8487. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos