A construção de indicadores de qualidade na escola: participação dos funcionários na tomada de decisões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n56.8511

Palavras-chave:

Educação, Formação, Funcionários, Participação, Qualidade

Resumo

Este artigo discute dados de uma pesquisa realizada com funcionários de uma escola da rede pública municipal como parte de uma pesquisa mais ampla que ouviu todos os segmentos da comunidade escolar sobre avaliação educacional. A referida pesquisa[1] realizou-se no período de 2013-2015 mediante parceria entre a escola e o Programa de Mestrado em Educação de uma universidade da cidade de São Paulo e contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).  Neste recorte, discute-se a percepção dos funcionários sobre qualidade da educação e o que eles consideram importante ser avaliado na escola. Os dados revelam que os funcionários constituem um segmento tradicionalmente excluído das questões pedagógicas, porém são os que apresentam as ideias mais coesas, mesmo em questões dessa natureza. Indicam, por isso, tratar-se de um segmento cuja contribuição para a melhoria da qualidade da educação escolar não pode ser descartada.

 

 


[1] Autoavaliação institucional: a construção de indicadores que possibilitem o diálogo com as avaliações externas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio Gomes de Almeida, Faculdade de Educação da USP – FEUSP

Graduação em andamento em Agronomia . Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

Cristiane Ferreira Passos Bueno, Universidade Cidade de São Paulo – UNICID

Mestre em Edudcação pela Universidade Cidade de São Paulo - Unicid, professora da rede pública municipal de São Paulo.

Referências

ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Entrevista com o Prof. Ocimar Munhoz Alavarse. [Entrevista cedida a] Julio Gomes Almeida. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 5, n. 1, jan./jun. 2012. Disponível em: http://arquivos.cruzeirodosuleducacional.edu.br/principal/old/revista_educacao/pdf/volume_5_1/educacao_01_126-131.pdf. Acesso em: 16 jan. 2013.

ALMEIDA, Julio Gomes; NHOQUE, Janete Ribeiro (org.). Pesquisa na educação básica: a escola e a produção de conhecimento. Curitiba: CRV, 2016.

ALMEIDA, Julio Gomes; NHOQUE, Janete Ribeiro. Autoavaliação institucional: a mobilização da comunidade na definição de indicadores de qualidade. In: CONGRESSO NACIONAL DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO: III CONAVE, 3., 2014, Bauru. Anais [...]. Bauru: CECEMCA/Unesp, 2014. p. 1-12. Disponível em: http://wwwp.fc.unesp.br/Home/paginas/conave3/julio-gomes.pdf. Acesso em: 24 mar. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Departamento de Avaliação e Informações Educacionais. Texto referencial para avaliação, monitoramento e acompanhamento: cadernos de estudos temáticos. Brasília: MEC/Secad/Daie, 2013. Disponível em: https://proeaprg.files.wordpress.com/2013/02/texto-de-maria-das-grac3a7as-ruas.pdf. Acesso em: 17 dez. 2013.

BERCKENBROK-ROSITO, Margarete May. Formação do professor pesquisador: um processo de desenvolvimento da autonomia e de escuta dos sujeitos. In: ALMEIDA, J. G.; DINIZ, P. M. (org.). Avaliação institucional no ensino fundamental: o que pensam os alunos sobre educação de qualidade. Curitiba: CRV, 2018, p. 179-186.

FREITAS, Luis Carlos de et al. Avaliação Educacional: caminhando pela contramão. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

GATTI, Bernardete Angelina. Avaliação e qualidade da educação. São Paulo: Unesco/Ipea/MEC, 2006.

MACEDO, Letícia. Prefeitura de SP cria novo critério para avaliação de qualidade das escolas. Portal G1 SP, 27 jul. 2011. Disponível em: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/07/prefeitura-de-sp-cria-novo-criterio-para-avaliacao-de-qualidade-das-escolas.html. Acesso em: 24 mar. 2018.

RAVITCH, Diane. Vida e morte do grande sistema escolar americano: como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação. Porto Alegre: Sulina, 2011.

SOUSA, Sandra Maria Zákia Lian. Avaliação escolar e democratização: o direito de errar. In: AQUINO, J. G. (org.). Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. 5. ed. São Paulo: Summus, 1997. p. 125-138.

Downloads

Publicado

31.03.2021

Como Citar

DE ALMEIDA, Júlio Gomes; BUENO, Cristiane Ferreira Passos. A construção de indicadores de qualidade na escola: participação dos funcionários na tomada de decisões. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 56, p. e8511, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n56.8511. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/8511. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos