Reformas, privatização e política educacional: tendências e riscos atuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n55.8717

Palavras-chave:

Privatização, Reformas educativas, Políticas educacionais

Resumo

As mudanças decorrentes das reformas de privatização geram conflitos em todas as dimensões sociais, políticas, econômicas, culturais e educacionais. O ensaio teórico objetiva realizar uma discussão sobre as reformas educacionais no contexto da privatização desenvolvida na política educacional. A metodologia está pautada em uma perspectiva crítico-reflexiva, por meio da abordagem qualitativa e da pesquisa bibliográfica. Como apontamentos, foi possível perceber que a globalização configurou-se em um fenômeno que contribuiu para as mudanças na sociedade, através da concepção política do neoliberalismo com ênfase na privatização; as reformas educacionais desenvolvidas ocasionaram configurações com destaque à avaliação em larga escala, à reestruturação dos profissionais da educação e à defesa da competição entre as escolas, sendo que as tendências atuais estão pautadas na lógica da mercantilização e da ausência do Estado nas políticas sociais, ocasionando riscos para a educação pública.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Givanildo da Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em Educação. Professor do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas.campus A. C. Simões, Maceió- Alagoas.

Alex Vieira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando em Educação. Professor do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, campus A. C. Simões, Maceió- Alagoas.

Inalda Maria dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação. Professora adjunta do Centro de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas, Campus A.C. Simões, Maceió - Alagoas.

Referências

ADRIÃO, Theresa, et. al. Uma modalidade peculiar de privatização da educação pública: a aquisição de “sistemas de ensino” por municípios paulistas. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, n. 108, p. 799-818, out. 2009.

ADRIÃO, Theresa; BORGHI, Raquel; DOMICIANO, Cassia Alessandra. Educação infantil, ensino fundamental: inúmeras tendências de privatização. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 4, n. 7, p. 285-298, jul./dez. 2010.

ADRIÃO, Thereza, et. al. Grupos empresariais na educação básica pública brasileira: limites à efetivação do direito à educação. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 37, n. 134, p. 113-131, jan./mar. 2016.

AZEVEDO, Janete Maria Lins de. A educação como política pública. Campinas: Autores Associados, 2004.

BALL, Stephen J. Perfomatividade, privatização e o pós-Estado do Bem-Estar. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1105-1126, set./dez. 2004.

BARBOSA, Luciane Muniz Ribeiro. Homeschoooling no Brasil: ampliação do direito à educação ou via de privatização? Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 37, n. 134, p. 153-168, jan./mar. 2016.

BARROSO, João. O Estado, a educação e a regulação das políticas públicas. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 92, p. 725-751, Especial – out. 2005.

BELFIELD, Clive R.; LEVIN, Henry M. A privatização da educação: causas e implicações. Portugal: ASA Editores, 2004.

BELTRÃO, José Arlen; TAFARELL, Celí. A ofensiva dos reformadores empresariais e a resistência de quem defende a educação pública. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 21, p. 587-601, jul./dez. 2017.

CHARLOT, Bernard. Educação e Globalização: uma tentativa de colocar ordem no debate. Revista de Ciências da Educação, n. 4, out/dez, 2007.

CUNHA, Luiz Antônio. O desenvolvimento meandroso da educação brasileira entre o Estado e o mercado. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, Especial, p. 809-829, out. 2007.

DALE, Roger. Globalização e educação: demonstrando a existência de uma "Cultura Educacional Mundial Comum" ou localizando uma "Agenda Globalmente Estruturada para a Educação"? Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, n. 87, p. 423-460, ago. 2004.

FREITAS, Luiz Carlos de. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 33, n. 119, p. 379-404, abr./jun. 2012.

FREITAS, Luiz Carlos de. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico da escola. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 35, n. 129, p. 1085-1114, out./dez. 2014.

FREITAS, Luiz Carlos de. Três teses sobre as reformas empresariais da educação: perdendo a ingenuidade. Revista Cadernos Cedes, Campinas, v. 36, n. 99, p. 137-153, maio-ago. 2016.

LINGARD, Bob. É e não é: Globalização vernacular, Política e Reestruturação Educacional. In: BURBULES, Nicholas C.; TORRES, Carlos Alberto (Org.). Globalização e educação: perspectivas críticas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

ROBERTSON, Susan; DALE, Roger. Pesquisar a Educação em uma Era Globalizante. Educação Real, Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 347-363, maio/ago. 2011.

ROSSI, Alexandre José; LUMERTZ, Juliana; PIRES, Daniela de Oliveira. As parcerias público-privadas na educação: cerceando autonomia e gestão democrática. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 21, p. 557-570, jul./dez. 2017.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Os processos de globalização. SANTOS, Boaventura de Sousa. A Globalização e as Ciências sociais. São Paulo: Cortez, 2002.

SILVA, Givanildo da. O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) como mecanismo de descentralização financeira, participação e autonomia na gestão escolar. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015. 136 f.

SILVA, Givanildo da; SILVA, Alex Vieira da; SANTOS, Inalda Maria dos. O IDEB e as políticas públicas educacionais: estratégias, efeitos e conseqüências. Revista Exitus, Santarém/PA, v. 9, n. 1, p. 258 - 285, jan./mar. 2019.

TEDESCO, Juan Carlos. Alguns aspectos da privatização educativa na América Latina. Revista Estudos Avançados, v. 12, n. 5, p. 23-44, 1991.

VERGER, Antoni. A política educacional global: conceitos e marcos teóricos chave. Revista Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 14, n. 1, jan./abr. 2019.

Downloads

Publicado

16.12.2020

Como Citar

SILVA, Givanildo da; SILVA, Alex Vieira da; SANTOS, Inalda Maria dos. Reformas, privatização e política educacional: tendências e riscos atuais. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 55, p. e8717, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n55.8717. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/8717. Acesso em: 29 mar. 2024.