A formação inicial de professores para a educação especial na perspectiva da teoria da subjetividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n54.8758

Palavras-chave:

Educação Especial, Formação inicial, Subjetividade.

Resumo

A formação de professores tem sido foco de distintas pesquisas que buscam elucidar sua organização no contexto brasileiro, tendo em vista os complexos impasses educacionais, de um país com dimensões continentais, interesses diversos de múltiplos setores da sociedade e as demandas reais existentes. No caso da educação especial, essa situação é ainda mais intrincada e de difícil resolução. Este estudo buscou compreender, na perspectiva da teoria da subjetividade, quais os processos subjetivos constituídos por graduandos de Licenciatura em Educação Especial no contexto da formação inicial? Quanto ao método, trata-se de um estudo de caso. A análise é do tipo construtivo-interpretativa, tendo por base a epistemologia qualitativa. Os resultados apontam que o curso de licenciatura tem impactos sobre a subjetividade individual e social dos estudantes, com consequências benéficas para a inclusão escolar e o público-alvo da educação especial.

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Biografia do Autor

Ana Valéria Marques Fortes Lustosa, Universidade Federal do Piauí

Departamento de Fundamentos da Educação / Educação

Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília, Brasil(2004)

Enicéia Gonçalves Mendes, UFSCar

Departamento de Psicologia/ Educação Especial

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Publicado

30.09.2020

Como Citar

FORTES LUSTOSA, Ana Valéria Marques; GONÇALVES MENDES, Enicéia. A formação inicial de professores para a educação especial na perspectiva da teoria da subjetividade. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 54, p. e8758, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n54.8758. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/8758. Acesso em: 20 abr. 2024.