O ensino médio politécnico: a pesquisa escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n56.8776

Palavras-chave:

Ensino médio politécnico, Pesquisa escolar, Seminário integrado

Resumo

O objetivo do presente texto é investigar como o ensino pela pesquisa consistiu em um Princípio Pedagógico da Proposta do Ensino Médio Politécnico no Estado do Rio Grande do Sul. Oriunda de uma dissertação de Mestrado em Ensino, a investigação tem como aportes teóricos algumas ferramentas foucaultianas, em especial as noções de enunciado e discurso e reflexões acerca da pesquisa escolar, a partir de autores, como Corazza (2013). O material para a análise foi gerado por meio de entrevistas semiestruturadas, com três docentes que atuavam em cargos administrativos à época da implantação da Proposta, e da técnica de grupo focal com nove docentes de uma escola de Ensino Médio do interior do Vale do Taquari/RS. Aliados a isso, realizaram-se estudos dos documentos base da Proposta da Legislação vigente e pesquisa em dois jornais de circulação. Os resultados mostram que a pesquisa tem sido evidenciada somente na disciplina de Seminário Integrado, mas, segundo a Proposta, as demais também deveriam gerar investigações numa perspectiva interdisciplinar. Ainda, o como “fazer pesquisa” foi sendo constituído entre os professores por meio de um conjunto de formulações realizadas ao longo da história da educação. Por fim, o desafio está na criação e na inovação de uma pesquisa-docência que provoque rupturas nas formas de ensinar e de aprender.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Schvingel Klein Bühring, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Doutoranda em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES. Mestre em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES. Professora da rede Municipal de Lajeado

Ieda Maria Giongo, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates de Lajeado, RS, vinculada ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. Coordena o Grupo de Pesquisa Práticas, Ensino e Currículos (CNPq) e participa do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação Matemática e Sociedade (GIPEMS). Também atua, como docente permanente, no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas e Programa de Pós-graduação em Ensino da Instituição, coordenando este último.

Angélica Vier Munhoz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Mestrado (2003) e Doutorado (2009) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora Titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates atuando nos cursos de graduação em Pedagogia e Psicologia e no Programa de Pós-graduação - Mestrado e Doutorado em Ensino e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas. 

Referências

AHORA. Politécnico mostra dilema em novo modelo de ensino. Lajeado, 22 ago. 2013.

AZEVEDO, José Clovis de; Reis, Jonas Tarcísio. Democratização do ensino médio: a reestruturação curricular no RS. In: Azevedo, José Clovis de; Reis, Jonas Tarcísio. Reestruturação do ensino médio: pressupostos teóricos e desafios da prática. 1. ed. São Paulo: Fundação Santillana, 2013. p. 25-48.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm#adct. Acesso em: 29 abr. 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: http://educacaointegral.org.br/wpcontent/uploads/2014/07/diretrizes_curiculares_nacionais_2013. Acesso em: 24 nov. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei n° 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 24 nov. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Protótipos curriculares de Ensino Médio e Ensino Médio integrado. UNESCO 2011. Coordenação: Setor de Educação da Representação da UNESCO no Brasil. Brasília: Debates Ed. n. 1, maio 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parecer CNB/CEB nº 5/2011. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 2011. Disponível em: http://pactoensinomedio.mec.gov.br/images/pdf/pceb005_11.pdf. Acesso em: 10 dez. 2013.

CORAZZA, Sandra Mara. Pesquisar o acontecimento estudo em XII exemplos. In: CORAZZA, Sandra Mara; SILVA, Tomaz Tadeu da; ZORDAN, Paola. Linhas de escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 7-78.

CORAZZA, Sandra Mara. O que se transcria em educação? Porto Alegre, RS: UFRGS; Doisa, 2013.

COSTA, Marisa Vorraber. Velhos temas, novos problemas - a arte de perguntar em tempos pós-modernos. In: COSTA, Marisa Vorraber; BUJES, Maria Isabel Edelweiss (orgs.). Caminhos Investigativos III: riscos e possibilidades de pesquisar nas fronteiras. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. p. 199-214.

DAL’IGNA, Maria Cláudia. Grupo focal na pesquisa em educação: passo a passo teórico-metodológico. In: MEYER, Dagma Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves. Metodologias de Pesquisas Pós-críticas em Educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012. p. 195-217.

FERREIRA, Vera Maria. Ensino Médio Politécnico: mudança de paradigmas. In: AZEVEDO, José Clovis de. REIS, Jonas Tarcísio. Reestruturação do Ensino Médio: Pressupostos teóricos e desafios da prática. 1. ed. São Paulo: Fundação Santillana, 2013. p. 187-206.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2008.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Aula inaugural do Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 22. ed. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

KOHAN, Walter Omar. Sócrates e Foucault professores: Entre o Ensino do já sabido e a busca por ensinar diferentemente. In: GALLO, Sílvio. SOUZA, Regina Maria de. Educação do preconceito Ensaios sobre poder e resistência. Campinas: Editora Alínea, 2004. p. 117-130.

O INFORMATIVO. Alunos renegam Ensino Politécnico. Lajeado, 20 ago. 2013.

O INFORMATIVO. Ensino Médio Politécnico: ainda é cedo para avaliar? Lajeado, 06 abr. 2013.

OHLWEILER, Mariane Inês. A pesquisa como prática curricular ou o currículo como prática investigativa. In: MUNHOZ, Angélica Vier et al. Diálogos na contemporaneidade. Coletâneas. Currículo. Lajeado: Univates, v. 1, 2012. p. 73–90.

RIO GRANDE DO SUL. Regimento Referência das escolas de Ensino Médio Politécnico da Rede Estadual. Secretaria da Educação. Porto Alegre, 2012.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria da Educação. Governo do Estado. Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio. Porto Alegre, 2011-2014.

SILVA, Monica Ribeiro da. Juventudes e Ensino Médio: possibilidades diante das novas DCN. In: AZEVEDO, José Clovis de. REIS, Jonas Tarcísio. Reestruturação do Ensino Médio: pressupostos teóricos e desafios da prática. 1. ed. São Paulo: Fundação Santillana, 2013. p. 65-80.

Downloads

Publicado

31.03.2021

Como Citar

SCHVINGEL KLEIN BÜHRING, Cláudia; GIONGO, Ieda Maria; VIER MUNHOZ, Angélica. O ensino médio politécnico: a pesquisa escolar. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 56, p. e8776, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n56.8776. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/8776. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos