Alfabetização, progressão e avaliação: reflexões sobre as aprendizagens da criança

Autores

  • Magna do Carmo Silva Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n55.8828

Palavras-chave:

Aprendizagem, Avaliação, Ciclo, Escrita, Progressão

Resumo

O trabalho investiga a relação entre avaliação e progressão das aprendizagens acerca da escrita ao final do ciclo de alfabetização. Para isso, discutimos a relação entre alfabetização, organização escolar e progressão, bem como os conhecimentos necessários à consolidação do processo de alfabetização. Apresentamos, ainda, resultados de uma pesquisa que realizou entrevistas com duas docentes do terceiro ano do ciclo de alfabetização, observações de aulas e atividade de escrita (palavras e textos) com as crianças das duas turmas. Essa pesquisa tinha como objetivo investigar a (des)consideração da relação entre os conhecimentos sobre a escrita, avaliação e progressão no final do ciclo de alfabetização. Os resultados indicam metodologias semelhantes e comprometimento das professoras com a aprendizagem das crianças, pois todas agregaram mais conhecimentos sobre a escrita e a produção textual ao final do ano letivo. Por fim, problematizamos os encaminhamentos das escolas com base nas aprendizagens das crianças ao final desse período.

 

 

 

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Biografia do Autor

Magna do Carmo Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutora em Educação e professora das disciplinas de Avaliação da Aprendizagem e Avaliação Educacional na Universidade Federal de Pernambuco. Professora e pesquisadora da Pós-Graduação em Educação da UFPE. Dentre diversas temáticas relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, pesquisa sobre ciclo, alfabetização, prática docente, avaliação na Educação infantil e no Ensino Fundamental.

 

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Publicado

16.12.2020

Como Citar

SILVA, Magna do Carmo. Alfabetização, progressão e avaliação: reflexões sobre as aprendizagens da criança. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 55, p. e8828, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n55.8828. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/8828. Acesso em: 19 abr. 2024.