n. 66: Dossiê 66 - Educação e Libertação Africana Contemporânea

Fluxo contínuo - (jul./set. 2023)

Publicado: 19.09.2023

Dossiê 66 - Educação e Libertação Africana Contemporânea

  • Conhecendo e ensinando a África com Amadou Hampâté Bâ: os movimentos de uma reconexão ancestral africana

    Sènakpon Fabrice Fidèle Kpoholo
    e25182
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n66.25182
  • Literatura Afro-brasileira na escola: letramento racial e Afroletramento como instrumento de formação antirracista

    Márcia Moreira Pereira, Wendell Lopes de Azevedo Braulio
    e25178
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n66.25178
  • Literatura infantil e as relações raciais: uma mirada sobre as obras contemporâneas

    Mônica de Ávila Todaro, Alesandra Cristina de Carvalho
    e25026
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n66.25026

Artigos

  • A simulação realística como prática educacional na formação da enfermagem contemporânea

    Renato Fábio Espadaro
    e25158
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n66.25158
  • Educação física, linguagem e a função social da escola

    Thalita Regina de Oliveira Portela, Wilson Alviano Júnior
    e21928
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n66.21928
  • Formação policial na ACADEPOL/SC: vestígios da história e implicações educacionais

    Maria Aparecida Casagrande, Giani Rabelo
    e22660
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n66.22660
  • Há acesso para professores homens na educação infantil?

    Renan Mota Silva, Karla Percília da Silva Fortes, Elisângela Madeira Coelho, Nely Monteiro dos Santos de Carvalho
    e22845
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n66.22845
  • Evasão em cursos de graduação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma revisão bibliográfica

    Vanessa dos Santos Tavares, Eric Ferdinando Passone
    e23092
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n66.23092
  • Reuniões pedagógicas são necessárias? observações da prática de uma docente da educação infantil após discussões da teoria

    Maria José Milharezi Abud, Elisabeth Ramos da Silva, Diogo Fernando dos Santos
    e23291
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n66.23291
  • Pensamento complexo, transdisciplinaridade e ecoformação na transposição das políticas ambientais ao contexto escolar

    Fabiana Ribeiro de França, Marlene Zwierewicz, Levi Hülse
    e23334
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n66.23334
  • Periódicos predatórios na área de educação: como reconhecer falsas revistas?

    Carlos Kusano Bucalen Ferrari
    e23412
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n66.23412
  • A política de formação continuada do Município de Santa Maria – RS: do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) ao Programa Municipal de Letramento e Alfabetização (PROMLA)

    Aline Klimeck Fragoso, Andressa Aita Ivo, Caroline Foggiato Ferreira, Juliana Sales Jacques
    e23455
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n66.23455
  • Sistema de avaliação de rendimento escolar dos estados brasileiros: revisão sistemática da produção científica acerca das pesquisas empíricas (1996 – 2022)

    Fábio Alexandre Ferreira Gusmão
    e23458
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n66.23458
  • Destino profissional de egressos de um curso noturno de licenciatura em Ciências Biológicas

    Mardem Michael Ferreira da Silva, Júlio Emílio Diniz-Pereira
    e23502
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n66.23502
  • Temas contemporâneos transversais em uma perspectiva crítica: professores em processo de empowerment

    Adriane Lorrane Feitosa Campos dos Santos, Edmilson Minoru Torisu
    e23656
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n66.23656
  • A pesquisa científica em educação e o materialismo histórico-dialético: aspectos teóricos e conceituais

    Francisauro Fernandes da Costa, Heloisa da Silva Borges, Maria Nilvane Fernandes
    e24079
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n66.24079
  • Abordagens docentes sobre as drogas no contexto do sistema socioeducativo: uma análise a respeito do lar do garoto

    Thaís Farias de Almeida, Ivonaldo Neres Leite
    e24154
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n66.24154

Ensaios

  • A busca interior e a consciência coletiva por meio das obras de Marco Lucchesi: diálogos e encontros necessários

    Milena Marques Micossi
    e24992
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n66.24992

Resenhas

  • Marina. Lucchesi, Marco. Santo André (SP): Rua do Sabão, 2023.

    Ana Maria Haddad Baptista
    e25161
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n66.25161
  • Aprendizagem ativa: experiências e pesquisas com metodologias ativas

    Lucimara de Sousa Teixeira, Dalva Célia Henriques Rocha Guazzelli
    e24391
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n66.24391