n. 56: (jan. /mar. 2021)

Fluxo contínuo 
Publicado: 31.03.2021

Editorial

Artigos

  • Laboratório colaborativo em arte e educação:processos de criação em grupo entre educadores

    Ariane Alfonso Azambuja de Oliveira Salgado, Bruno Ferreira de Souza, Cecília Almeida Salles
    e16645
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n56.16645
  • Intervenções educacionais e subjetividade: o desafio da ação concreta em investigações científicas

    Leila Maria Vieira Kim, Elaine Teresinha Dal Mas Dias
    e8585
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n56.8585
  • O ensino médio politécnico: a pesquisa escolar

    Cláudia Schvingel Klein Bühring, Ieda Maria Giongo, Angélica Vier Munhoz
    e8776
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n56.8776
  • Cidadania infantil: questões contemporâneas e implicações para a participação da criança

    Marta Regina Brostolin
    e13186
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n56.13186
  • Novos arranjos familiares e homoparentalidade: uma apreciação do jogo da vida “famílias modernas”

    Everton Ribeiro, Marcos Antonio Hoffmann Nunes, Araci Asinelli-Luz
    e11452
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n56.11452
  • Há vida na escola e escola na vida: algumas provocações a partir do projeto de lei “Escola Sem Partido”

    Rosinei Ronconi Vieiras, Martha Tristão, Bruna Neitzel Sepulcri
    e8544
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n56.8544
  • Tecnologias digitais no ensino e na formação docente segundo a visão de estudantes de licenciatura em matemática

    Rita de Cássia Idem, Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva
    e8501
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n56.8501
  • Um olhar sobre o curso de pedagogia: práticas docentes predominantes.

    Tania Mara Zancanaro Pieczkowski
    e8487
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n56.8487
  • Teoria do Ensino Desenvolvimental e a organização do ensino dos conceitos de área e de perímetro nos anos iniciais do ensino fundamental

    Giselma Cecilia Serconek, Marta Sueli de Faria Sforni
    e8832
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n56.8832
  • Neoliberalismo em questão: influências no campo educacional brasileiro e na produção do conhecimento

    Nádia da Silva Tessaro, Maria Luisa Furlan Costa, Vânia de Fátima Matias de Souza
    e10727
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n56.10727
  • Jogos cognitivos na escola: percepção das crianças sobre o aprimoramento das funções executivas

    Mariana Carreira Oliveira, Daniela Karine Ramos
    e11199
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n56.11199
  • A construção de indicadores de qualidade na escola: participação dos funcionários na tomada de decisões

    Júlio Gomes de Almeida, Cristiane Ferreira Passos Bueno
    e8511
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n56.8511
  • O brincar das crianças na escola em tempo integral: tensões entre as fronteiras territoriais e as culturas infantis

    Alessandra Amaral Ferreira, Maria Celeste Reis Fernandes de Souza
    e11234
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n56.11234
  • As mídias digitais na pré-escola: uma análise a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

    Jonathas Fontes Santos, Cristiane de Magalhães Porto, Isabella Silva dos Santos
    e13436
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n56.13436
  • A educação intergeracional face ao discurso político do envelhecimento ativo

    Fernando Ilídio Ferreira
    e12820
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n56.12820
  • Avaliação de cursos do ensino superior no Brasil: o SINAES na sua relação com a qualidade

    Lourdes Maria Rodrigues Cavalcanti, Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, Cláudia Suely Ferreira Gomes
    e13437
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n56.13437
  • A brincadeira de faz de conta de papéis sociais: uma reelaboração criativa da criança sobre as relações de trabalho

    Géssica de Aguiar Lima, Sinara Almeida da Costa
    e13460
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n56.13460
  • A criança como sujeito de direitos no pensamento de Boaventura de Sousa Santos: diálogos com a sociologia da infância e implicações para a pesquisa em educação

    Fernanda Michelle Pereira Girão, Ana Carolina Perrusi Brandão
    e13475
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n56.13475
  • Aprendizagens em espaços não formais e o empoderamento feminino

    Katiane Vargens de Oliveira, Neli Teresinha Galarce Machado, Marcos Rogério Kreutz
    e10779
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n56.10779
  • Os caminhos da expansão da educação superior no Brasil e em Portugal: convergências e divergências

    Belmiro Gil Cabrito, Alda Maria Duarte Araújo Castro
    e11156
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n56.11156
  • Pauperização, consumismo, superstições e pedagogia social

    José B. Duarte
    e11504
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n56.11504

Resenhas