n. 31: Educação e Juventude

Eccos n. 31
(maio./ago. 2013)
Publicado: 20.12.2013

Editorial

  • Educação e juventude

    Carlos Bauer, Antonio Joaquim Severino
    11 - 14
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n31.4519

Dossiê Temático - Educação e Juventude

  • A educação informal e o rap como agente educativo

    Iolanda Macedo, Alexandre Felipe Fiuza
    17 - 32
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n31.4285
  • Escola militar do realengo, educação militar e juventude (1913-1922)

    Marcus Fernandes Marcusso, Amarílio Ferreira Jr.
    33 - 50
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n31.4225
  • Adolescentes latino-americanos na escola pública paulista: um estudo de caso

    Elaine Teresinha Dal Mas Dias
    51 - 66
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n31.4292
  • Juventudes plurais na escola (des)ordenando tempos e espaços na contemporaneidade

    Elisabete Maria Garbin, Rita Cristine Basso Soares Severo
    67 - 82
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n31.4297
  • Educação e Projeto de vida de adolescentes do ensino médio

    Ivany Pinto Nascimento
    83 - 100
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n31.4328
  • Juventude, revitalização cultural e a temática das gerações

    Simone Ribeiro Nolasco, Nicanor Palhares Sá
    101 - 116
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n31.4270

Artigos

  • A formação de professores na perspectiva multicultural: do reconhecimento da polissêmia à defesa da perspectiva crítica

    André Luiz Sena Mariano
    119 - 134
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n31.2288
  • Sobre a metodologia e a prática do ensino de História nos manuais do professor dos livros didáticos e nas políticas de reorientação curricular em São Paulo

    André Paulilo
    135 - 147
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n31.2606
  • Integração universitária e inserção profissional: um estudo comparativo entre Portugal e França

    Abudo Machude, Christian Muleka Mwewa, Ana Inés Renta Davis
    149 - 162
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n31.4512
  • Colmatando as dificuldades específicas da linguagem, num grupo de crianças do Jardim de Infância

    Isabel Rodrigues Sanches, Rosa Ricardo Vicente
    163 - 179
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n31.3027
  • Metodologias alternativas na formação dos professores de biologia:a questão dos projetos

    Simone Sendin Moreira Guimarães, Leda Rodrigues Assis Favetta
    181 - 190
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n31.3079
  • Políticas educacionais, avaliação de sistema e melhoria da qualidade na educação básica: experiências de dois municípios paulistas

    Ocimar Munhoz Alavarse, Cristiane Machado, Maria Helena Bravo
    191 - 205
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n31.3627
  • A prática educativa através dos tempos: dos antigos aos pós-modernos

    Fernanda Antônia Barbosa da Mota, Carmen Lúcia de Oliveira Cabral
    207 - 223
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n31.3448

Resenhas

  • Educação além da escola: a batalha ideológica e as práticas culturais da resistência no contexto da ditadura civil-militar brasileira (1964-1984), de Carlos Bauer (org)

    Ligia de Carvalho Abões Vercelli
    227 - 230
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n31.4077
  • Educação e conflito: luta sindical docente e novos desafios, de Andréa Barbosa Gouveia e Marcos Ferras (Org.)

    Édi Augusto Benini
    231 - 233
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n31.4179
  • Tempo e espaço na cultura japonesa, de Shuichi Kato

    Ana Maria Haddad Baptista
    234 - 238
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n31.4126

Revista Completa

  • Eccos n.31

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n31.4733