v. 2 n. 2: Complexidade e Educação

Complexidade e Educação
(jul./dez. 2000)
Publicado: 01.07.2000

Editorial

  • Editorial

    José Rubens Lima Jardilino
    01-06
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v2i2.221

Artigos & Ensaios

  • Ensinar a condição humana

    Maria da Conceição Xavier de Almeida
    09-26
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v2i2.222
  • Educação no século XXI. Saberes necessários segundo Freire e Morin

    José Eustáquio Romão
    27-44
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v2i2.223
  • Complexidade da avaliação - avaliação na complexidade

    Ernesto Jacob Keim
    45-60
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v2i2.224
  • Educomunicação: as perspectivas di reconhecimento de um novo campo de intervenção social

    Ismar de Oliveira Soares
    61-80
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v2i2.225
  • Inteligência e deficiência mental num olhar voltado para a complexidade

    Roberto Gimenez
    81-90
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v2i2.226
  • A Unesco e as novas perspectivas para o desenvolvimento do ensino superior

    Jorge Werthein, Célio da Cunha
    91-107
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v2i2.227
  • Manifesto 2000 por uma cultura de paz e não-violência

    Jorge Werthein
    108-114
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v2i2.230
  • Entre Ariel y Calliban: intelectuales críticos y poder

    Carlos Alberto Torres
    111-114
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v2i2.228
  • Jornal escolar: do instrumento didático ao instrumento complexo

    Jorge Kanehide Ijuim
    115-122
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v2i2.229

Resenhas

  • O Ócio Criativo

    Eduardo Santos
    129-134
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v2i2.231
  • Caminhos cruzados. A migração para São Paulo e os dilemas da construção do Brasil moderno nos anos 1930/50

    Elaine Lourenço
    136-138
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v2i2.232
  • Os educadores e o cotidiano escolar. Campinas, SP: Papirus, 2000

    Ivanise Monfredini
    139-142
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v2i2.233
  • Dialética da Diferença: o Projeto da Escola Cidadã frente ao Projeto Pedagógico Neoliberal

    José Luís Vieira de Almeida
    143-146
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v2i2.234
  • Ensino Superior no Brasil – o setor privado.

    José Rubens Lima Jardilino
    147-150
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v2i2.235
  • La pédagogie à l’école des differences

    Nilce da Silva
    151-154
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v2i2.236

Resumos

Construindo a pesquisa

  • Projeto experimental de pedagogia

    Sônia Maria P. Iazzetta, Ignez Maria Lemos Nogueira, Margarete Motta
    168-176
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v2i2.238
  • Projetos de iniciação cinetífica - Departamento de Saúde

    Eliana Rodrigues
    177-180
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v2i2.241