v. 9 n. 1: Educação brasileira, 1960-2000: itinerários históricos e filosófico

Educação brasileira, 1960-2000: itinerários históricos e filosófico
(jul./dez. 2007)
Publicado: 01.06.2007

Editorial

  • Editorial

    Carlos Bauer
    11-14
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v9i1.484

Artigos

  • A educação popular nos inquéritos policiais militares pós-1964

    Afonso Celso Scocuglia
    17-38
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v9i1.485
  • Novas diretrizes curriculares para o estudo da História e da Cultura afro-brasileira e africana: a lei 10.639/03

    Maurício Pedro da Silva
    39-52
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v9i1.486
  • Educação de jovens e adultos e educação popular: um olhar histórico sobre as políticas públicas ou ausência delas

    Dulcinéia de Fátima Ferreira Pereira
    53-74
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v9i1.487
  • A formação interdisciplinar de professores: um encontro com Paulo Freire

    Celia Maria Haas
    75-96
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v9i1.488
  • Atitudes e valores no ensino da arte: após a Lei nº 4.024/61 até a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9.394/96

    Cíntia Chung Marques Corrêa
    97-114
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v9i1.489
  • A proposta da Escola Oratório Salesiana: o caso da cidade Dom Bosco (Corumbá, Mato Grosso, 1957-1973)

    Silvia Helena Andrade de Brito, Odinea de Oliveira Arruda
    115-134
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v9i1.490
  • As professoras primárias da Guanabara de Lacerda: a construção do tipo antropológico

    Maria Angélica da Gama Cabral Coutinho
    135-156
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v9i1.491
  • Extensão: meio de comunicação entre universidade e comunidade

    Ester Buffa, Renata Pereira Canales
    157-170
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v9i1.492
  • Paulo Freire: orgulho dos educadores brasileiros

    Paolo Nosella
    173-182
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v9i1.493
  • Educação para a dignidade humana: a contribuição de Paulo Freire na atuação do Centro Sócio Educacional Sanitário Madonnina del Grappa

    Jair Militão da Silva
    183-198
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v9i1.494
  • As quatro etapas e Paulo Freire nas suas cinco pedagogias: do oprimido, da esperança, da autonomia, da indignação e da tolerância

    Miguel Escobar Guerrero
    199-220
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v9i1.495

Resenhas

  • A mais bela história da felicidade

    Rogério Bianchi de Araújo
    223-226
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v9i1.496
  • Professores, para quê? Mudanças e desafios na profissão docente

    José Rubens Lima Jardilino
    227-230
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v9i1.497