|
Edição |
Título |
|
n. 57 (2021): Dossiê 57 - 100 Anos de Edgar Morin |
Religião e educação escolar na colonização do oeste paranaense: o caso da implantação do colégio Vicentino Incomar, de Toledo (1948 - 1965) |
Resumo
PDF
|
Rodrigo Pinto de Andrade, Cézar de Alencar Arnaut de Toledo |
|
n. 31: Educação e Juventude |
Escola militar do realengo, educação militar e juventude (1913-1922) |
Resumo
PDF
|
Marcus Fernandes Marcusso, Amarílio Ferreira Jr. |
|
n. 34: Artigos |
Sindicalismo e associativismo dos trabalhadores em educação no Brasil,de Carlos Bauer, Cássio Diniz e Maria Inês Paulista |
PDF
|
Vanessa Amorim Dantas |
|
n. 61 (2022): Dossiê 61 - Cidades Educadoras |
“Bem conformado, robusto e são”: instrução e presença de pretos e pardos na companhia de aprendizes marinheiros do Pará |
Resumo
PDF
|
Iza Andrielle Batista Duarte Madeira, Alberto Damasceno, Karla Nazareth Corrêa de Almeida, Lucas dos Santos da Silva |
|
n. 59 (2021): Artigos |
Práticas pedagógicas: diálogo intertextual entre linguagens culturais e o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena |
Resumo
PDF
|
Sueli do Nascimento, Diogo da Silva Roiz |
|
v. 11, n. 2: Educação e movimentos sociais |
O debate parlamentar na tramitação da lei 10.639/2003: interrogando o papel da escola na construção da edentidade cultural e étnica no Brasil |
Resumo
PDF
|
Maria do Carmo Xavier, Ana Paula Lacerda Dornelles |
|
v. 10, n. 2: Educação a distância: abordagens críticas |
Tecnologia educacional no ensino de Física e de Ciências da Natureza, nos depoimentos de pesquisadores protagonistas: construtivismo versus instrucionismo, concreto versus virtual |
Resumo
PDF
|
Luís Fábio Simões Pucci, Carlos Bauer |
|
v. 9, n. 2: Educação brasileira, 1960-2000: itinerários históricos e filosófico |
Educação: esperança e luta – Identidades do pensamento pedagógico brasileiro nos anos 1980 |
Resumo
PDF
|
André Gustavo Ferreira da Silva |
|
n. 44: Políticas de educação superior |
Pedagogia da Convivência: Elza Freire – uma vida que faz educação, de Nima I. Spigolon. |
PDF
|
Bárbara Jhose Pereira |
|
n. 29: Políticas educacionais e o cotidiano escolar |
A escolarização secundária e a ordem oligárquica em Pernambuco nas primeiras décadas da República Brasileira |
Resumo
PDF
|
Ricardo José Lima Bezerra |
|
n. 53 (2020): Dossiê Educação, Estética e Sensibilidades |
Cinema e Educação: os filmes e o ensino de história na educação básica municipal de Aracaju |
Resumo
PDF
|
Daniel Bramo Nascimento de Carvalho, Ronaldo Nunes Linhares |
|
n. 32: Educação, juventude e contestação social |
Representações Utópicas no ensino de História, de Antônio Simplício de Almeida Neto |
PDF
|
Lúcia Yara Farias |
|
n. 29: Políticas educacionais e o cotidiano escolar |
História da implantação da Escola de Porto Britânia no contexto da colonização do oeste paranaense (1938-1958) |
Resumo
PDF
|
Rodrigo Pinto Andrade, Cézar De Alencar Arnault de Toledo |
|
v. 12, n. 2: Ensino Médio |
Uma história do curso de pedagogia no Brasil |
PDF
|
Diogo da Silva Roiz |
|
v. 10, n. 1: Educação a distância: abordagens críticas |
O tempo e o espaço e a educação a distância |
Resumo
PDF
|
Mirza Seabra Toschi |
|
n. 32: Educação, juventude e contestação social |
Novos rumos da história da educação |
Resumo
PDF
|
Gary McCulloch |
|
v. 9, n. 1: Educação brasileira, 1960-2000: itinerários históricos e filosófico |
A proposta da Escola Oratório Salesiana: o caso da cidade Dom Bosco (Corumbá, Mato Grosso, 1957-1973) |
Resumo
PDF
|
Silvia Helena Andrade de Brito, Odinea de Oliveira Arruda |
|
v. 9, n. 1: Educação brasileira, 1960-2000: itinerários históricos e filosófico |
Novas diretrizes curriculares para o estudo da História e da Cultura afro-brasileira e africana: a lei 10.639/03 |
Resumo
PDF
|
Maurício Pedro da Silva |
|
v. 9, n. 1: Educação brasileira, 1960-2000: itinerários históricos e filosófico |
A educação popular nos inquéritos policiais militares pós-1964 |
Resumo
PDF
|
Afonso Celso Scocuglia |
|
v. 8, n. 2: Artigos |
Política de expansão do ensino superior: a classe operária vai ao campus |
Resumo
PDF
|
Carlos Bauer |
|
v. 7, n. 2: Pesquisa Educacional e Cotidiano Escolar |
As pesquisas sobre instituições escolares: o método dialético marxista de investigação |
Resumo
PDF
|
Paolo Nosella, Ester Buffa |
|
v. 12, n. 2: Ensino Médio |
O ENSINO DE HISTÓRIA EM ESCOLAS NO MEIO RURAL BRASILEIRO |
Resumo
PDF
|
Astrogildo Fernandes Silva Júnior |
|
n. 32: Educação, juventude e contestação social |
Jovens, tempo e história: leituras de um caleidoscópio |
Resumo
PDF
|
Astrogildo Fernandes Silva Júnior, Selva Guimarães |
|
n. 37: Plano Nacional de Educação (PNE) e a educação infantil |
A ditadura espelhada – conservadorismo e crítica na memória didática dos anos de chumbo, de Jason Ferreira Mafra |
Resumo
PDF
|
André Luís Gabriel |
|
n. 27: Educação e arte – exame crítico e proposições |
História da educação musical e a experiência do canto orfeônico no Brasil |
Resumo
PDF
|
Wilson Lemos Júnior |
|
n. 60 (2022): Dossiê 60 - Relações Étnico-Raciais na Educação |
Racismo cultural o ensino das religiosidades afro-brasileira por docentes pentecostais |
Resumo
PDF
|
José Eustáquio Romão, José Walter Silva e Silva |
|
n. 30: Políticas Educacionais |
Teatro e educação: uma relação historicamente construída |
Resumo
PDF
|
Talitha Cardoso Hansted, Maria da Glória Gohn |
|
n. 34: Artigos |
Os movimentos estudantis na História da Educação e a luta pela democratização da universidade brasileira |
Resumo
PDF
|
Marisa Bittar, Mariluce Bittar |
|
n. 29: Políticas educacionais e o cotidiano escolar |
Firmino Costa: um intelectual da República e o propósito educativo (1907 – 1937) |
Resumo
PDF
|
Juliana Cesário Hamdan |
|
n. 51 (2019): Qualidade da Educação e Educação de Qualidade |
A Educação na Internacional Comunista |
Resumo
PDF
|
Cassio Diniz, Carlos Bauer, Isabella Delcorso |
|
n. 34: Artigos |
Educom, Eureka e Gênese:projetos pioneiros de informática nas escolas públicas brasileiras |
Resumo
PDF
|
Raquel de Almeida Moraes |
|
n. 26: Paulo Freire e a produção do conhecimento acadêmico |
Abracaldabra - Uma aventura afetivo-cognitiva na relação museu-educação |
Resumo
PDF
|
Cristina Moreira da Silva |
|
n. 48 (2019): Pedagogia Social |
Fazer História: a importância de ler, interpretar e escrever em sala de aula, de Renilson Rosa Ribeiro |
Resumo
PDF
|
Alessandro Mortaio Gregori |
|
n. 31: Educação e Juventude |
Juventude, revitalização cultural e a temática das gerações |
Resumo
PDF
|
Simone Ribeiro Nolasco, Nicanor Palhares Sá |
|
n. 25: Paulo Freire e a educação de adultos |
Instituições Escolares: por que e como estudar |
PDF
|
Sandra Fatima Reigota |
|
1 a 35 de 35 itens |
|