|
Edição |
Título |
|
n. 60 (2022): Dossiê 60 - Relações Étnico-Raciais na Educação |
Racismo cultural o ensino das religiosidades afro-brasileira por docentes pentecostais |
Resumo
PDF
|
José Eustáquio Romão, José Walter Silva e Silva |
|
n. 57 (2021): Dossiê 57 - 100 Anos de Edgar Morin |
Cultura digital, capital cultural e capital tecnológico: uma análise das práticas pedagógicas no ensino superior |
Resumo
PDF
|
Daiani Damm Tonetto Riedner, Magda Pischetola |
|
v. 7, n. 1: Pesquisa Educacional e Cotidiano Escolar |
Relevância da dimensão cultural na pesquisa educacional: uma proposta de transversalidade |
Resumo
PDF
|
Roseli Fischmann |
|
n. 60 (2022): Dossiê 60 - Relações Étnico-Raciais na Educação |
O ensino da história e cultura afro-brasileira em tempos sombrios: reflexões teóricas e tempestivas |
Resumo
PDF
|
Antonio Carlos Figueiredo Costa |
|
n. 59 (2021): Artigos |
Práticas pedagógicas: diálogo intertextual entre linguagens culturais e o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena |
Resumo
PDF
|
Sueli do Nascimento, Diogo da Silva Roiz |
|
n. 54 (2020): Dossiê Decolonialidade e geopolítica do conhecimento |
Novos desafios para uma geopolítica do conhecimento. O caso do espaço europeu de educação superior (EEES) e a metodologia de aprendizagem-serviço como recurso. |
Resumo
PDF
|
Carmen Villarino Pardo Pardo Villarino |
|
n. 41: Políticas curriculares. Das discussões sobre a construção da Base Nacional Comum Curricular da Educação |
A primeira e segunda versões da BNCC: construção, intenções e condicionantes |
Resumo
PDF
|
Marcos Garcia Neira, Wilson Alviano Júnior, Déberson Ferreira de Almeida |
|
n. 60 (2022): Dossiê 60 - Relações Étnico-Raciais na Educação |
Peneiras que cirandam: pareceres pedagógicos e produção das infâncias na educação infantil |
Resumo
PDF
|
Taciana Uecker, Leandra Bôer Possa, Taciana Camera Segat |
|
n. 61 (2022): Dossiê 61 - Cidades Educadoras |
Os usos do funk na educação antirracista: pensando o poder da música |
Resumo
PDF
|
Bruno Muniz, Marcos Antonio Batista da Silva |
|
v. 3, n. 2: Comunicação e Linguagens |
O papel da imagem na tradição árabe |
Resumo
PDF
|
Aida Rameza Ranania |
|
v. 3, n. 1: Cultura e Identidade |
La función de la cultura y de la universidad ante el nuevo milenio |
Resumo
PDF
|
Martín Rodríguez Rojo |
|
v. 3, n. 1: Cultura e Identidade |
Música popular brasileira, indústria cultural e identidade |
Resumo
PDF
|
José Roberto Zan |
|
v. 3, n. 1: Cultura e Identidade |
Desarrolo, cultura e identidad en América Latina |
Resumo
PDF
|
Alfredo Jiménez Barros |
|
v. 3, n. 1: Cultura e Identidade |
Tribos urbanas e identidades nas metrópoles |
Resumo
PDF
|
Márcia Regina da Costa |
|
n. 63 (2022): Dossiê 63 - Centenário de Darcy Ribeiro |
Darcy Ribeiro: um intelectual/militante latino-americano |
Resumo
PDF
|
José Eustáquio Romão, Carlos Mário Paes Camacho |
|
v. 3, n. 1: Cultura e Identidade |
Filosofia das diferenças e identidades nas metrópoles |
Resumo
PDF
|
J. J. Queiroz |
|
v. 9, n. 2: Educação brasileira, 1960-2000: itinerários históricos e filosófico |
Acción Cultural Popular en los albores: la Filosofía del movimiento pedagógico y la educación popular en Colombia |
Resumo
PDF
|
Luis Abrahán Sarmiento Moreno, José Rubens Lima Jardilino |
|
n. 62 (2022): Dossiê 62 - Políticas para o Ensino Médio em tempos de hegemonia conservadora |
MENEZES, Luís Carlos de. Educar para o Imponderável: Uma Ética da Aventura. Cotia, São Paulo: Ateliê Editorial, 2021. 232 p. |
Resumo
PDF
|
Carlos Magno Sampaio, Márcia Fusaro |
|
n. 56 (2021) |
Intervenções educacionais e subjetividade: o desafio da ação concreta em investigações científicas |
Resumo
PDF
|
Leila Maria Vieira Kim, Elaine Teresinha Dal Mas Dias |
|
v. 9, n. 1: Educação brasileira, 1960-2000: itinerários históricos e filosófico |
Atitudes e valores no ensino da arte: após a Lei nº 4.024/61 até a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9.394/96 |
Resumo
PDF
|
Cíntia Chung Marques Corrêa |
|
n. 41: Políticas curriculares. Das discussões sobre a construção da Base Nacional Comum Curricular da Educação |
Construção de significados e legitimação de discursos: o currículo da rede estadual de ensino de São Paulo |
Resumo
PDF
|
Celso do Prado Ferraz de Carvalho |
|
v. 9, n. 1: Educação brasileira, 1960-2000: itinerários históricos e filosófico |
Novas diretrizes curriculares para o estudo da História e da Cultura afro-brasileira e africana: a lei 10.639/03 |
Resumo
PDF
|
Maurício Pedro da Silva |
|
n. 38: Papel formativo da Filosofia |
Juventude na Amazônia: experiências e instituições formadoras, de Maria da Graça Jacintho Setton |
Resumo
PDF
|
Antônio Joaquim Severino |
|
v. 4, n. 2: Avaliação e Representações |
Responsabilidade e culpa: considerações acerca dos tabus que pairam sobre o magistério |
Resumo
PDF
|
Jaquelina Imbrizi |
|
n. 28: Educação e Arte |
Linguagem, cognição e cultura: uma leitura em fenomenologia da prática educativa |
Resumo
PDF
|
Jucimara Rojas |
|
v. 10, n. 1: Educação a distância: abordagens críticas |
O Lúdico na comunidade virtual de aprendizagem. Uma visão transdisciplinar |
Resumo
PDF
|
Katya dos Santos Garabetti Souza |
|
n. 47 (2018): Economia política e educação |
Digital citizenship in schools: nine elements all students should know, in Mike Ribble |
Resumo
PDF
|
Simão Pedro P. Marinho, Flávia Cardoso Carneiro |
|
n. 61 (2022): Dossiê 61 - Cidades Educadoras |
Identidade e predileção por times de futebol entre alunos de uma escola fronteiriça (Brasil-Bolívia) |
Resumo
PDF
|
Carlo Henrique Golin, Deyvid Tenner Souza Rizzo, Alcides José Scaglia |
|
n. 39: Filosofia e formação humana na educação básica |
A construção da cultura inclusiva na escola regular: uma ação articulada pela equipe gestora |
Resumo
PDF
|
Susana Couto Pimentel, Lucinéia Jesus Nascimento |
|
n. 27: Educação e arte – exame crítico e proposições |
A cultura e a educação amazônica na arte dos brinquedos de miriti |
Resumo
PDF
|
Claudete do Socorro Quaresma da Silva, Nazaré Cristina Carvalho |
|
n. 50 (2019): Educação Infantil e Suas Infâncias |
Educação infantil e suas infâncias: cultura, políticas e formação humana |
Resumo
PDF
|
Monique Aparecida Voltarelli, Vania Carvalho de Araújo |
|
n. 48 (2019): Pedagogia Social |
O ideário científico-pedagógico de Faria de Vasconcelos (1880-1939) em prol duma escola nova e atual |
Resumo
PDF
|
Ernesto Candeias Martins |
|
n. 25: Paulo Freire e a educação de adultos |
Cultura e Interculturalidade na Educação Popular de Paulo Freire |
Resumo
PDF
|
Ivanilde Apoluceno de Oliveira |
|
1 a 33 de 33 itens |
|