|
Edição |
Título |
|
n. 48 (2019): Pedagogia Social |
Educação superior em tempos de crise: há espaço nas políticas de educação para a discussão do professor universitário? |
Resumo
PDF
|
Silvia Regina Canan, Camila de Fátima Soares dos Santos |
|
v. 11, n. 2: Educação e movimentos sociais |
Trabalho, profissão docente e o problema do conhecimento na formação inicial de professores |
Resumo
PDF
|
Ivanise Monfredini |
|
n. 47 (2018): Economia política e educação |
Formação de professores universitários: novos paradigmas epistemológicos, outras práticas |
Resumo
PDF
|
Evódio Mauricio Oliveira Ramos, Isabel Maria Sabino de Farias |
|
n. 54 (2020): Dossiê Decolonialidade e geopolítica do conhecimento |
Indicadores do contexto brasileiro na materialização do convênio na educação infantil |
Resumo
PDF
|
Kallyne Kafuri Alves, Valdete Côco |
|
v. 11, n. 1: Educação e movimentos sociais |
Os profissionais da educação e as relações com a comunidade escolar: aprendizagens no processo de qualificação da escola mediado pela avaliação institucional |
Resumo
PDF
|
Mara Regina Lemes Sordi, Menga Ludke |
|
n. 54 (2020): Dossiê Decolonialidade e geopolítica do conhecimento |
A democratização do acesso ao ensino superior no Brasil é um instrumento de justiça social? Possibilidades e desafios na formação de professores |
Resumo
PDF
|
Renata Meira Veras, Daiane da Luz Silva |
|
n. 54 (2020): Dossiê Decolonialidade e geopolítica do conhecimento |
Educação escolar diferenciada, formação de professores indígenas e currículo |
Resumo
PDF
|
Alcioni da Silva Monteiro, Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas |
|
n. 27: Educação e arte – exame crítico e proposições |
A formação de sentidos subjetivos potencializadores da amorosidade no espaço educacional |
Resumo
PDF
|
Solange Martins Oliveira Magalhães |
|
n. 59 (2021): Artigos |
A formação de professores – epistemologia e práxis criadora |
Resumo
PDF
|
Maria Célia Borges, Leonice Matilde Richter |
|
n. 51 (2019): Qualidade da Educação e Educação de Qualidade |
Relação teoria e prática na elaboração de saberes docentes no curso de licenciatura em física |
Resumo
PDF
|
Joana Paulin Romanowski, Priscila Juliana Silva, Pura Lucia Oliver Martins |
|
n. 44: Políticas de educação superior |
Autorreflexão e experiência na formação docente – Um estudo com professores de Artes Visuais |
Resumo
PDF
|
Maristani Polidori Zamperetti, Fabiana Lopes de Souza, Flávia Demke Rossi |
|
v. 12, n. 2: Ensino Médio |
Formação Continuada dos Professores do Ensino Médio no Espaço da Escola: Implicações com o desenvolvimento profissional |
Resumo
PDF
|
Joana Paulin Romanowski, Pura Lucia Oliver Martins |
|
v. 10, n. 2: Educação a distância: abordagens críticas |
Inclusão e formação docente |
Resumo
PDF
|
Maria Odete Emygdio da Silva |
|
n. 57 (2021): Dossiê 57 - 100 Anos de Edgar Morin |
Cultura digital, capital cultural e capital tecnológico: uma análise das práticas pedagógicas no ensino superior |
Resumo
PDF
|
Daiani Damm Tonetto Riedner, Magda Pischetola |
|
n. 30: Políticas Educacionais |
Política de regulação e interiorização da formação de professores em nível superior: a experiência dos institutos superiores de educação no Rio de Janeiro |
Resumo
PDF
|
Waldeck Carneiro Carneiro, Flávia Monteiro de Barros Araujo, Fernando de Souza Paiva |
|
v. 10, n. 1: Educação a distância: abordagens críticas |
A inovação pedagógica como meta dos dispositivos de formação a distância |
Resumo
PDF
|
Joana Peixoto |
|
n. 56 (2021) |
Tecnologias digitais no ensino e na formação docente segundo a visão de estudantes de licenciatura em matemática |
Resumo
PDF
|
Rita de Cássia Idem, Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva |
|
n. 33: Artigos |
Formação de professores em Angola: o perfil do professor do ensino básico |
Resumo
PDF
|
Francisco Caloia Hombo Alfredo, Jussara Cristina Barboza Tortella |
|
n. 59 (2021): Artigos |
Elementos teórico-metodológicos para a formação de professores na perspectiva da educação popular |
Resumo
PDF
|
Matheus Bernardo Silva |
|
n. 28: Educação e Arte |
O regresso dos professores, de Antônio Nóvoa |
Resumo
PDF
|
Solange Martins Oliveira Magalhães |
|
n. 33: Artigos |
Licenciatura em educação do campo: desafios e expectativas |
Resumo
PDF
|
Maria da Conceição Calmon Arruda, Lia Maria Teixeira de Oliveira |
|
v. 12, n. 1: Ensino Médio |
Quem tem saudades da "Escola normail"? |
Resumo
PDF
|
Marília Claret Geraes Duran, Jane Soares de Almeida |
|
n. 47 (2018): Economia política e educação |
O estado do conhecimento das pesquisas sobre formação de professores no quadro da expansão da educação superior no Brasil |
Resumo
PDF
|
Barbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama, Douglas da Silva Tinti |
|
v. 9, n. 1: Educação brasileira, 1960-2000: itinerários históricos e filosófico |
A formação interdisciplinar de professores: um encontro com Paulo Freire |
Resumo
PDF
|
Celia Maria Haas |
|
n. 45: Pensamento decolonial e interculturalidade na América Latina - desafios para a educação |
A atividade experimental como estrutura para o ensino de Ciências no CECINE nos anos de 1960 e 1970. |
Resumo
PDF
|
Kênio Erithon Cavalcante Lima, Francimar Martins Teixeira |
|
v. 7, n. 2: Pesquisa Educacional e Cotidiano Escolar |
Lugares, tempos e saberes em história da educação nas instituições de formação de professores no Brasil |
Resumo
PDF
|
Décio Gatti Júnior |
|
n. 49 (2019): Universidade, Ciência e Tecnologia e Mobilização do Conhecimento |
Formação dos próprios educadores: um princípio educativo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) |
Resumo
PDF
|
Cláudio Rodrigues da Silva, Neusa Maria Dal Ri |
|
n. 33: Artigos |
Políticas de formação inicial de professores, tecnologias e a construção social do tempo |
Resumo
PDF
|
Lucila Pesce |
|
n. 28: Educação e Arte |
O papel da escola na promoção da saúde – uma mediação necessária |
Resumo
PDF
|
Dartel Ferrari de Lima, Vilmar Malacarne, Dulce Maria Strieder |
|
v. 7, n. 1: Pesquisa Educacional e Cotidiano Escolar |
Pesquisar o quotidiano do curso de pedagogia: uma investigação inconclusa |
Resumo
PDF
|
Iria Brzezinski |
|
n. 31: Educação e Juventude |
Metodologias alternativas na formação dos professores de biologia:a questão dos projetos |
Resumo
PDF
|
Simone Sendin Moreira Guimarães, Leda Rodrigues Assis Favetta |
|
v. 6, n. 2: Escola Básica e Sociedade |
Currículo e ambiente, ou quando assumir identidades é (não) diferir |
Resumo
PDF
|
Antonio Carlos Rodrigues de Amorim, Guilherme do Val Toledo Prado, Wencesláo Machado de Oliveira Júnior |
|
v. 6, n. 1: Escola Básica e Sociedade |
Perfil de professores de educação especial: dilemas e desafios na construção da educação básica inclusiva |
Resumo
PDF
|
Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães, Ana Paula de Holanda Lima |
|
v. 12, n. 1: Ensino Médio |
Processos de (Trans)formação do professor: diálogos transdisciplinares |
Resumo
PDF
|
Ecleide C. Furlanetto |
|
v. 6, n. 1: Escola Básica e Sociedade |
Desafios da (in)formação docente: o trabalho pedagógico com as artes na escolarização |
Resumo
PDF
|
Ricardo Ottoni Vaz Japiassu |
|
n. 62 (2022): Dossiê 62 - Políticas para o Ensino Médio em tempos de hegemonia conservadora |
Autoformação no ensino superior: a experiência do curso de pedagogia no alto Sertão Paraibano |
Resumo
PDF
|
Maria Gerlaine Belchior Amaral, Isabel Maria Sabino de Farias |
|
n. 25: Paulo Freire e a educação de adultos |
A formação de professores e o Banco Mundial |
Resumo
PDF
|
Marcos Vinicius Pansardi |
|
n. 44: Políticas de educação superior |
Escritas de mim: narrativas e a autoformação docente |
Resumo
PDF
|
Deise Cristina Carvalho de Jesus, Elvira Cristina Martins Tassoni |
|
v. 9, n. 2: Educação brasileira, 1960-2000: itinerários históricos e filosófico |
Da abordagem por competências e do problema da medida da competência |
Resumo
PDF
|
M'hammed Mellouki, Clermont Gauthier |
|
n. 35: Artigos |
Paredes de vidro: reflexões sobre a falta de diálogo docente |
Resumo
PDF
|
Alessandra Ancona de Faria |
|
n. 38: Papel formativo da Filosofia |
Educação de jovens e adultos: sujeitos, saberes e práticas, de José Rubens Lima Jardilino e Regina Magna Bonifácio de Araújo |
PDF
|
Celso do Prado Ferraz de Carvalho |
|
n. 37: Plano Nacional de Educação (PNE) e a educação infantil |
Rede de formação de professores da educação básica: análise dos princípios organizacionais em cursos de pós-graduação stricto sensu |
Resumo
PDF
|
Graziela Fatima Giacomazzo |
|
n. 39: Filosofia e formação humana na educação básica |
Cartografias e a formação de professores: o papel filosófico-pedagógico dos professores de Filosofia |
Resumo
PDF
|
Flávio Carvalho |
|
n. 34: Artigos |
Discutindo sobre a evasão em um curso de licenciatura em matemática a distância |
Resumo
PDF
|
Silvana Claudia Santos |
|
n. 25: Paulo Freire e a educação de adultos |
Integração de mídias na escola: análise das interações nos materiais do curso mídias na educação |
Resumo
PDF
|
Luis Paulo Leopoldo Mercado, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo |
|
n. 40: Artigos |
A inserção da Capes na formação de professores da educação básica no Brasil |
Resumo
PDF
|
Nathanael da Cruz e Silva Neto, Silvana Fernandes Lopes, Julio Cesar Torres, Carlos da Fonseca Brandão |
|
n. 34: Artigos |
Ensino com pesquisa e repercussões nas aprendizagens de jovens sobre a cidade: um estudo com discentes da Pedagogia |
Resumo
PDF
|
Vânia Alves Martins Chaigar |
|
n. 29: Políticas educacionais e o cotidiano escolar |
Projetos pedagógicos para a formação de professores: um estudo comparado das estratégias e práticas em três universidades da Região Sudeste do Brasil |
Resumo
PDF
|
Celia Maria Haas, Regina Magna Bonifacio de Araujo |
|
n. 40: Artigos |
Políticas educacionais para a formação docente na educação básica |
Resumo
PDF
|
Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares |
|
n. 39: Filosofia e formação humana na educação básica |
A pergunta filosófica como componente essencial da formação e da prática de professores |
Resumo
PDF
|
Terezinha Azerêdo Rios |
|
n. 63 (2022): Dossiê 63 - Centenário de Darcy Ribeiro |
SANCHES, Emília Cipriano. Lembra de mim?: desafios e caminhos para profissionais da educação infantil. São Paulo: Cortez, 2021 |
Resumo
PDF
|
Rosa Maria de Miranda Duarte |
|
n. 28: Educação e Arte |
O encontro com a arte: formando e transformando o repertório de professores |
Resumo
PDF
|
Marcia Maria Strazzacappa Hernandez |
|
n. 53 (2020): Dossiê Educação, Estética e Sensibilidades |
Experimentações com desenho na formação de professores: reflexões a partir do ensino de sociologia |
Resumo
PDF
|
Graziele Ramos Schweig, Isabela Froes Righi, Caio Morais Sena |
|
n. 63 (2022): Dossiê 63 - Centenário de Darcy Ribeiro |
Origens, conceitos e propósitos das metodologias ativas de aprendizagem |
Resumo
PDF
|
Ronaldo Lasakoswitsck |
|
n. 31: Educação e Juventude |
A formação de professores na perspectiva multicultural: do reconhecimento da polissêmia à defesa da perspectiva crítica |
Resumo
PDF
|
André Luiz Sena Mariano |
|
1 a 55 de 55 itens |
|