O perfil do diretor das escolas públicas de Itabaiana (SE): um estudo multivariado

Autores/as

  • Sérgio Henrique Conceição Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Juliano Mota Parente Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n35.3416

Palabras clave:

Educação. Gestão escolar. Diretor de escola.

Resumen

O presente trabalho trata da gestão educacional, investigando o perfil do gestor escolar no município de Itabaiana situado no agreste sergipano, nordeste brasileiro. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados o questionário, aplicado em 58 escolas públicas municipais de Itabaiana, procurando identificar elementos com significância estatística para a determinação para formação de grupos a partir do perfil do diretor utilizando-se da ferramenta estatística multivariada análise de grupos (conglomerados). A partir da identificação dessas variáveis procura refletir dos aspectos relativos as competências, habilidades e dificuldades implicadas no processo de gestão escolar à perspectiva desses gestores. Observou-se que de acordo com as respostas obtidas, que variáveis relativas ao sexo dos gestores, natureza das dificuldades enfrentadas no processo de gestão, tempo de experiência docente e acesso as modalidades de financiamento das instituições escolares caracterizam-se enquanto significativas sob à ótica da técnica estatística empregada (análise multivariada de grupos) na formação dos diferentes grupos de perfis dos gestores de Itabaiana (SE) dentro da amostra analisada.

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Biografía del autor/a

Sérgio Henrique Conceição, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) Campus XIX - Camaçari

Juliano Mota Parente, Universidade do Estado da Bahia

Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)

Publicado

2014-12-15

Cómo citar

CONCEIÇÃO, Sérgio Henrique; PARENTE, Juliano Mota. O perfil do diretor das escolas públicas de Itabaiana (SE): um estudo multivariado. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 35, p. 173–190, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n35.3416. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3416. Acesso em: 27 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos