Crise ambiental, consumo e artefatos culturais: provocações ao tempo contemporâneo

Autores/as

  • Paula Corrêa Henning Universidade Federal do Rio Grande
  • Virginia Tavares Vieira Universidade Federal de Pelotas
  • Clarissa Corrêa Henning Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n45.7412

Palabras clave:

Crise ambiental. Consumo. Discurso. Subjetivação.

Resumen

O presente artigo trata de uma pesquisa que tem como escopo articular o campo da Educação Ambiental e os estudos da mídia. Ao estudar alguns de seus discursos entende-se que a mídia coloca em operação uma relação de poder ao fabricar verdades, produzir sentidos e constituir sujeitos. Destacamos o forte apelo midiático na constituição de um sujeito contemporâneo preocupado com a vida humana no planeta Terra. Diante do cenário contemporâneo, problematizamos especificamente o campo da Educação Ambiental e discutimos fragmentos de discursos midiáticos que engendram o sujeito ecológico. Para este texto tratamos dois discursos profundamente divergentes – o da crise ambiental e o da incitação permanente ao consumo. Além disso, colocamos em suspenso os discursos apocalípticos de fim do mundo devido ao mau uso dos recursos naturais. Como conclusão, provoca-se o leitor a pensar atravessamentos de tais ditos em nossas vidas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paula Corrêa Henning, Universidade Federal do Rio Grande

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Católica de Pelotas, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora Associada do Instituto de Educação, do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências e do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Líder do Grupo de Estudos Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia (GEECAF). Endereço: Rua Hércio Nascimento, 215. Cassino. Rio Grande/RS Cep: 96205-285. Bolsista Produtividade 2 CNPq e Bolsista Estágio Sênior CAPES 2016.

Virginia Tavares Vieira, Universidade Federal de Pelotas

Bacharel e licenciada em Música pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel; Mestre e Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Atualmente é professora do Curso de Licenciatura em Música da UFPel e pesquisadora do Grupo de Estudos Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia (GEECAF). Pelotas/Rs. 

Clarissa Corrêa Henning, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Bacharel em Jornalismo pela Universidade Feevale – Novo Hamburgo/RS; Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutoranda em Comunicação Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Bolsista CAPES. 

Publicado

2018-01-08

Cómo citar

HENNING, Paula Corrêa; VIEIRA, Virginia Tavares; HENNING, Clarissa Corrêa. Crise ambiental, consumo e artefatos culturais: provocações ao tempo contemporâneo. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 45, p. 209–220, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n45.7412. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7412. Acesso em: 27 sep. 2024.