A Política de Institucionalização de Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil

Autores/as

  • Tânia Barbosa Martins Universidade Metodista de Piracicaba

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n45.7887

Palabras clave:

Educação a Distância. Polos de Apoio Presencial. Institucionalização de Polos. Expansão do Ensino Superior.

Resumen

O artigo trata da política de institucionalização de polos de apoio presencial do sistema Universidade Aberta do Brasil. Apresenta-se os significados administrativos, pedagógicos e organizacionais atribuídos à institucionalização dos polos com a finalidade de expansão e interiorização do ensino superior e uma discussão sobre o conceito de “institucionalização”, considerando as políticas públicas de Educação a Distância e o Sistema Universidade Aberta do Brasil. O percurso metodológico se fundamenta na pesquisa qualitativa, com discussão da literatura, complementada por entrevistas com coordenadores de polos. Conclui-se que há uma noção restritiva do conceito de Institucionalização, atrelada a aspectos pedagógicos, administrativos e organizacionais da modalidade de ensino a distância, que desconsidera ou menospreza, as próprias políticas públicas e educacionais. O consórcio que institui os polos, oriundos de uma concepção que flexibiliza uma organização, patrocina sua própria (des) institucionalização.                                                                                                                                                     

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Biografía del autor/a

Tânia Barbosa Martins, Universidade Metodista de Piracicaba

Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba. Área: Trabalho Docente, Formação de Professores e Políticas Educacionais. Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar pela Universidade Federal de São Carlos, Brasil(2014)Professora da Universidade Metodista de Piracicaba , Brasil

Publicado

2018-01-08

Cómo citar

MARTINS, Tânia Barbosa. A Política de Institucionalização de Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 45, p. 273–289, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n45.7887. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7887. Acesso em: 27 sep. 2024.