BNCC do ensino religioso: outros dizeres nos Estados da Federação

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DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n70.24570

Mots-clés :

alteridade, BNCC, currículo, ensino religioso, estado

Résumé

É responsabilidade dos entes federados a implementação curricular da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No caso do Ensino Religioso, os currículos dos Estados apresentam uma pluralidade de compreensões e estratégias que resultam em referenciais díspares. Este artigo objetiva pontuar variações curriculares entre BNCC e currículos estaduais e problematizar a compreensão epistemológica desse componente como área do conhecimento. A metodologia de pesquisa utilizada é a hermenêutica dos textos oficiais do Ensino Religioso a partir de um ponto de referência: a alteridade como itinerário do sujeito ético na construção do respeito à diversidade como condição prévia. Observam-se os seguintes resultados: os currículos explicitam divergências na compreensão do objeto do Ensino Religioso; a referência à ética e à cidadania surge como uma panaceia às celeumas entre  Ensino Religioso e Estado Laico; a referência epistemológica da(s) Ciência(s) da Religião(ões) proposta pela BNCC do Ensino Religioso não se sustenta; a emancipação da confessionalidade não ocorre ou é frágil; a relação com as Ciências Humanas não é sistemática; é frequente o deslocamento epistemológico para uma subjetividade ancorada numa antropologia teológica; a aula de Ensino Religioso é uma estratégia terapêutica.

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Biographie de l'auteur

Ubiratan Nunes Moreira, Université Pontificale Catholique du Minas Gerais

Doutor em Educação pela PUC Minas. Membro do Grupo de Pesquisa (CNPq): Educação ética e diversidade da PUC Minas. Mestre em Ciências da Religião pela PUC Minas.Especialista em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto; Especialista em Tutoria em EaD pela UNINTER - Curitiba; Especialista em Insperção e Supervisão Escolar pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais - SP. Graduado em Filosofia pela PUC Minas e Pedagogia pela Uninter -PR; Supervisor Pedagógico na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Santa Luzia - MG.

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Publiée

2024-09-09

Comment citer

MOREIRA, Ubiratan Nunes. BNCC do ensino religioso: outros dizeres nos Estados da Federação. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 70, p. e24570, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n70.24570. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/24570. Acesso em: 27 sept. 2024.